Rio - O Parque Madureira foi palco da comemoração dos 74 anos do Jornal O DIA neste domingo (22), e reuniu cerca de 15 mil pessoas em uma grande festa gratuita. O evento contou com apresentações do Samba do Xoxó, do cantor Suel — ex-vocalista do Imaginasamba — e do DJ Felippe Lima. A celebração foi conduzida pelo jornalista Rodrigo Teixeira, que assumiu o papel de mestre de cerimônias.
fotogaleria
O presidente do Jornal O DIA, Thiago Feitosa, reforçou o compromisso do veículo em criar conexões reais com as pessoas. "Celebrar 74 anos de história não é apenas olhar para o passado — é reforçar que seguimos extremamente relevantes na vida dos cariocas, seja no impresso, no digital ou no território físico. Em um momento em que as marcas buscam cada vez mais construir vínculos genuínos com as comunidades, estar presente, oferecer experiências e gerar valor cultural se tornam ativos estratégicos. Essa entrega vai muito além da audiência. Ela se materializa em engajamento, presença e pertencimento. O DIA se consolida, mais uma vez, como um parceiro não só da sociedade, mas também das marcas que querem dialogar com um Rio que pulsa autenticidade e potência", pontuou.
Primeira atração musical do evento, o Samba do Xoxó destaca o Parque Madureira, vizinho de escolas de samba como Portela e Império Serrano, como espaço da celebração. "É sempre muito bom fazer samba em um lugar simbólico e participar do aniversário de 74 anos de um jornal que leva informação, cultura e dicas de tudo que acontece na nossa cidade", declarou o cantor Juninho da Mangueira.
"É muita responsabilidade estar aqui nesse lugar do samba. Estamos felizes de participar dessa festa levando muito samba e alegria para o pessoal", completou o vocalista Igor.
O encerramento ficou por conta do cantor Suel, que falou sobre a parceira que resultou no evento. "Madureira e Jornal O DIA juntos são uma dupla imbatível. Aqui é o reduto do samba e a gente tem obrigação de fazer um show incrível, como todos os outros, mas Madureira é diferente. E o jornal leva informação aos cariocas há 74 anos e foi uma honra ser escolhido para me apresentar nesta festa", elogiou.
Antes das atrações, o público desfrutou de diversas atividades, como uma corrida de quatro quilômetros, aulas de ginástica aeróbica e sessões de massoterapia. Também foram oferecidos serviços de saúde, como testes rápidos de ISTs, verificação de sinais vitais, glicemia e vacinação contra tétano, influenza e sarampo. As crianças puderam aproveitar oficinas recreativas e exposição de fantasias de bate-bola. As atividades foram ofertadas em virtude do aniversário do Parque Madureira.
O jardineiro Emílio de Carvalho aproveitou o evento para comemorar os 59 anos. "Tivemos aqui algumas vezes e gostamos muito, eles conversam com minha esposa e ela me convenceu. Estamos aqui tomando um vinho, almoçamos...vamos ficar até o final", conta.
A ideia partiu do genro, o porteiro Thiago André, que organizou a vinda da família de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. "A gente combinou porque queremos ver o Suel e o Parque Madureira é um lugarzinho bom", disse o rapaz, que descobriu sobre o evento acompanhando o Jornal O DIA. "Eu leio pelas redes sociais sempre que tenho um tempo", contou.
Nem os animais ficaram de fora da celebração. A autônoma Erika Caetano, 34, reuniu os filhos, marido e o cachorrinho Gabigol para curtir os shows. "Estou com bastante expectativa porque eu amo o Suel, o parque é bem organizado, familiar e tranquilo de vir com as crianças", afirma.
A moradora de Madureira é mais uma leitora de O DIA. "Eu nem sabia do evento, fiquei sabendo através da informação do jornal, que eu acompanho", lembrou.
A estrutura foi elogiada por quem tirou o domingo ensolarado para se divertir. "A primeira coisa que reparamos é que o evento está muito organizado. Está bem legal e tem tudo para ficar melhor ainda quando começar os shows", comentou Leticia Pereira, 44. A técnica de laboratório estava junto da irmã, Ana Paula Sá, 46, ambas de Santa Cruz, Zona Oeste.
A comemoração simboliza as mais de sete décadas do compromisso em informar a população, como o pintor Vanderlei Lopes, 38, morador de Nova Iguaçu. "O DIA proporcionou um local maneiro e uma festa linda. O evento é muito bom, ainda mais com pagode e samba", diz.
A proposta de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 29 de maio.
O parlamentar também é autor do projeto de lei que institui o Dia Estadual da Fundação do Jornal O DIA, a ser comemorado anualmente em 5 de junho. A data escolhida homenageia o dia de fundação do veículo, que ao longo de sua trajetória se consolidou como um dos mais importantes da imprensa fluminense.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.