Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei que institui o Dia Estadual da Fundação do Jornal O DIA, a ser comemorado anualmente em 5 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de fundação do veículo, considerado um dos mais importantes da imprensa fluminense. A proposta segue agora para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL). Se aprovada, será incluída no calendário oficial.
Recém-completados 74 anos, O DIA se destaca por sua capacidade de adaptação às transformações do jornalismo, sem abrir mão da identidade como o "jornal do Rio" e da proximidade histórica com seus leitores.
O autor do projeto é o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), que destacou a importância do jornal em sua infância e para a população em geral. "Para mim, é uma honra, como deputado estadual, apresentar esse grande projeto em homenagem a uma instituição tão importante para a comunicação no Brasil, e não apenas no estado do Rio de Janeiro. Desde pequeno, aprendi a ler com o jornal O DIA, que sempre teve forte presença na Baixada Fluminense, de onde eu sou. Tenho certeza de que o governador Cláudio Castro vai sancionar esse projeto o mais rápido possível", afirmou Rosenverg.
O parlamentar também é autor do projeto que concedeu o título de Benemérito do Estado do Rio ao jornal, aprovado em maio. A honraria é destinada a pessoas, empresas ou instituições que prestaram relevantes serviços ao estado.
Marcos Rezende, vice-presidente de O DIA, celebrou os recentes reconhecimentos concedidos pela Alerj, e destacou o compromisso do veículo com a credibilidade. "Nos últimos anos, temos buscado reforçar o papel do jornal O DIA como uma ponte entre os acontecimentos e o cidadão comum. Em meio a tantas mudanças tecnológicas e à avalanche de informações que circulam, nosso compromisso é ser um farol de credibilidade. Temos investido em um jornalismo que vai além da manchete: que explica, contextualiza e representa a diversidade do nosso estado. Estamos atentos às pautas sociais, às comunidades e aos temas que realmente impactam a vida do fluminense. É esse jornalismo de proximidade, com responsabilidade e inovação, que queremos continuar oferecendo", afirmou.
Ao relembrar a concessão do título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Rezende destacou que a honraria é fruto do reconhecimento do papel histórico desempenhado pelo jornal ao longo de mais de sete décadas. "Essa homenagem simboliza o reconhecimento da nossa trajetória, acompanhando de perto as transformações do estado e dando voz à população fluminense. Mais do que uma conquista institucional, esse título representa a confiança dos leitores e o compromisso com um jornalismo sério, ético e plural voltado para o Rio de Janeiro", concluiu.
Presidente do Grupo O DIA, Thiago Feitosa celebrou a aprovação do projeto. "Essa homenagem carrega um valor imenso para todos nós que fazemos o Jornal O Dia e, principalmente, para a sociedade do Rio de Janeiro. Ver a Alerj oficializar o Dia da Fundação do jornal é muito mais do que um gesto simbólico. É o reconhecimento da importância que o veículo tem na história, na cultura e no cotidiano dos fluminenses", disse.
Feitosa também reforçou a conexão do jornal com a população: "Ao longo de 74 anos, construímos uma relação de confiança com a população, levando informação, dando voz às comunidades, fiscalizando o poder público e, acima de tudo, cumprindo nosso papel social. Somos mais do que um jornal, somos parte da identidade do estado, parte da memória afetiva e da história de quem vive aqui."
Diante do cenário com tantas transformações na mídia e na forma de consumir informação, o presidente reforçou a missão do jornal. "Nosso compromisso segue muito claro: fazer jornalismo com credibilidade, rapidez e, sobretudo, proximidade com a realidade das pessoas. O mundo mudou, a forma de consumir informação também, e nós evoluímos junto com esse cenário. Seguimos firmes na missão de informar, combater a desinformação e fortalecer a democracia. O Dia é, acima de tudo, um veículo de serviço, que acompanha as transformações, se fortalece no ambiente digital, nas redes, nos diferentes formatos, mas sem abrir mão da essência que nos trouxe até aqui, um jornalismo sério, responsável e conectado com a vida real da população."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.