Material apreendido por agentes da 38ª DP com os presosReprodução

Rio - Três homens foram presos, na noite desta sexta-feira (4), acusados de instalar e vender ilegalmente serviços clandestinos de TV a cabo, conhecidos como “gatonet”, em Cordovil, Zona Norte do Rio. São eles: Anderson de Oliveira Santos, de 32 anos; Felipe Candido da Silva, de 35; e Luiz Fernando de Souza Santos, de 38.
Segundo investigações da 38ª DP (Brás de Pina), o esquema ao qual o trio estava ligado é controlado pelo Comando Vermelho, que cobrava uma espécie de “aluguel” para permitir a atuação na região. A propósito, esta representa uma das principais fontes de renda da facção criminosa.
Ainda de acordo com a distrital, eles usavam módulos amplificadores de sinal para distribuir, clandestinamente, pacotes de canais fechados de grandes operadoras a mais de 100 clientes da área, que pagavam uma mensalidade de R$ 70 pelo conteúdo.
Anderson Santos e Felipe Silva seriam os responsáveis pela administração do negócio, enquanto Luiz Fernando se encarregava das instalações. Eles costumavam atuar à noite para evitar fiscalizações e ações policiais.
Nesta sexta, porém, foram abordados e detidos neste mesmo turno enquanto realizavam manutenção na rede aérea de cabos, instalada em postes públicos da região. Com eles, os policiais apreenderam cinco amplificadores e um medidor de sinal, além de cabos, conectores e uma escada.
O trio acabou autuado em flagrante por atividades clandestinas de telecomunicações, com pena que pode chegar a quatro anos de prisão. A Polícia Civil informou que as investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.