"Agora Tem Especialistas" já programou outros dois mutirões para setembro e dezembroReprodução / Ministério da Saúde / X

Rio - O Governo Federal promoveu, neste sábado (5), um mutirão do programa 'Agora Tem Especialistas" com o objetivo de ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. A ação simultânea permitiu 1.088 cirurgias, 7.902 exames ou procedimentos e 1.342 consultas em 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) de 24 Unidades da Federação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a união dos 45 hospitais universitários em torno do mutirão. Os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), a primeira-dama Janja Lula da Silva, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participaram do evento no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, onde a ação contou com 169 atendimentos, sendo 87 cirurgias e 82 exames.
Eles visitaram também a maternidade Paulino Werneck e anunciaram que o Governo Federal vai ofertar no Sistema Único de Saúde (SUS) o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como Implanon, para prevenir gestações não planejadas. O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração — age no organismo por até três anos — e alta eficácia.
Como participar
O Agora Tem Especialistas já programou outros dois mutirões para setembro e dezembro. A ação deste sábado mobilizou mais de 2 mil profissionais da rede Ebserh no país. O foco foram as áreas prioritárias do programa, como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Para participar dos mutirões, é necessário já estar em atendimento nos Hospitais Universitários e atender aos critérios de prioridade ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. Neste ano já foram realizados 166 mutirões em todo o país na Rede Ebserh.