Eduardo Paes e António Guterres durante encontro no Museu do AmanhãDivulgação
Eduardo Paes convida secretário-geral da ONU para Fórum de Líderes Locais da COP30
Prefeito do Rio recebeu António Guterres no Museu do Amanhã nesta terça-feira
Rio - O prefeito Eduardo Paes recebeu, nesta terça-feira (8), o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, durante uma visita ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária. No encontro, Paes convidou Guterres para participar do Fórum de Líderes Locais da COP30, que será realizado no Rio, de 3 a 5 de novembro, dias antes da COP30, em Belém.
Organizado pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a presidência da COP30, o fórum reunirá líderes subnacionais (cidades e governos estaduais) de todo o mundo para discutir soluções climáticas locais. Um dos eventos de maior destaque da conferência será a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que contará com a participação de mais de 100 prefeitos de grandes cidades.
"Agradeço à Organização das Nações Unidas por reconhecer o compromisso das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas. A ONU tem um papel fundamental ao apoiar iniciativas e programas para promover a resiliência climática urbana. As cidades estão na ponta desse importante processo para reduzir os riscos de desastres relacionados ao clima", disse Paes.
O Fórum de Líderes Locais da COP30 tem como objetivo reforçar o multilateralismo por meio da diplomacia subnacional, promover uma maior colaboração entre governos nacionais e locais para o fortalecimento e cumprimento das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas). A reunião também pretende contribuir para desbloquear e ampliar o financiamento climático local, fortalecendo a resiliência e os esforços de adaptação de cidades e estados.
No fim dos eventos no Rio, recomendações dos governos subnacionais serão passadas para a organização da COP30, reforçando a importância de incluir as cidades nas discussões dos países.
Durante a visita de Guterres, o prefeito também destacou que o próprio Museu do Amanhã sediará outro evento de grande importância este ano: o Earthshot Prize, uma das principais premiações ambientais do mundo, fundada pelo Príncipe William, do Reino Unido. A cerimônia, que será realizada pela primeira vez na América Latina, ocorrerá no dia 5 de novembro.
Outro tema abordado foi o recente título concedido ao Rio pela Unesco: Capital Mundial do Livro 2025. A cidade é a primeira de língua portuguesa a receber essa honraria, que reconhece a excelência dos programas de incentivo à leitura desenvolvidos pelo município.
Os representantes da prefeitura apresentaram a António Guterres, português nascido em Lisboa, os impactos do título na promoção da literatura de língua portuguesa e no estímulo à leitura na cidade.
Por fim, o prefeito presenteou o secretário-geral da ONU com gravuras do Rio, do artista plástico Carlos Gustavo Nunes Pereira, conhecido como Guta; com a coleção de livros de Machado de Assis; "Trincheira tropical: a Segunda Guerra Mundial no Rio", de Ruy Castro; "Na ponta da língua: o nosso português da cabeça aos pés", do romancista Caetano Galindo. Além disso, Guterres recebeu uma coleção de plaquetes "Domingo eu vou ao Maracanã", sobre os quatro grandes times do Rio, escritos por João Carlos Eboli, Helio de La Peña, Pedro Bial e Ruy Castro.
De acordo com a Prefeitura do Rio, a iniciativa do encontro partiu do secretário-geral da ONU, que veio à cidade para compromissos relacionados à Cúpula do Brics, encerrada na segunda-feira (7).




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.