Coletiva sobre operação para combate de expansão territorial do Comando VermelhoÉrica Martin/Agência O Dia

Rio - A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (10), uma operação para combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) em Mesquita, na Baixada Fluminense. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão na região. No total, seis pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Além disso, 15 barricadas foram removidas e pontos de vendas de drogas em espaços públicos destruídos.


A ação foi resultado de sete meses de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que apura a atuação de integrantes do CV na localidade da Chatuba de Mesquita. 
Em coletiva de imprensa na Cidade da Polícia, o delegado da DRE, Paulo Saback, informou sobre a importância da retirada de barricadas da comunidade e também da apreensão de drogas.

“Essas ações são essenciais para a continuação da investigação e para conseguirmos prender e tirar da sociedade esse bandidos, principalmente às lideranças que comandando a organização criminosa, que não permitem que nós policiais, o estado e até os moradores de adentrar e se locomover dentro da comunidade”, disse.

O inquérito foi instaurado após mapeamento do narcotráfico e extorsões que ocorriam na região, com instalação de barricadas em vias públicas, exploração de serviços essenciais, comércio de drogas e presença armada de milicianos.
Ainda de acordo com as investigações, uma das lideranças da facção na Baixada Fluminense montou uma verdadeira estrutura criminosa na comunidade da Chatuba, com distribuição de tarefas e exploração da população local, além da venda ilegal de drogas.
"Não vamos permitir que o crime organizado continue expandido seus territórios e espalhando o medo às comunidades. A operação realizada hoje afirma o compromisso do Governo do Estado em enfrentar o avanço das facções criminosas. Nossas forças de segurança vão seguir atuando com inteligência e rigor para garantir a segurança da população", disse o governador Cláudio Castro.