Fachada do Theatro Municipal do Rio, que completa 116 anos nesta segundaDennis Jarvis/Reprodução
A programação começa com uma apresentação da banda dos Fuzileiros Navais, às 9h, em frente ao Theatro. Mais tarde, às 10h, acontece o ensemble vocal du conservatoire rouen, da França, na escadaria interna.
Às 11h, no foyer, acontece uma apresentação com o Quarteto Ornamentus, seguido pela ópera do meio-dia, também na escadaria interna.
No Salão Assyrio, às 13h, se apresenta o EEDMO, já às 13h30, é a vez da Cia BEMO. Em seguida, o BTM.
Também às 14h, haverá uma visita guiada ao prédio histórico, com duração de cerca de 1h. Às 15h, acontece uma ação social pela música no boulevard.
Por volta das 16h, no hall de entrada, Os Pequenos Mozart se apresentam ao público. Ao final, a Banda Sinfônica IBME (Instituto Brasileiro de Música e Educação) darão um show na escadaria externa.
De volta ao Salão Assyrio, acontece uma palestra sobre o espetáculo "Os Pescadores de Pérolas" às 18h. A programação encerra às 19h, com a ópera no palco principal do theatro.
Clara Paulino, presidente do Theatro, convidou o público para participar das festividades em honra a mais um ano do local.
"Na segunda-feira, dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa seus 116 anos. A gente está chamando vocês para virem comemorar com a gente", disse ela.
Eric Herrero, Diretor Artístico do Theatro Municipal, também falou sobre as comemorações que vão acontecer nesta segunda.
"O presente quem ganha é você. No dia 14 teremos uma jornada repleta de manifestações artísticas em várias partes do theatro e às 19 horas teremos a Première de "Os Pescadores de Pérolas" de George Bizet. É um título que há 20 anos não vem ao Theatro Municipal e nós temos certeza absoluta que nessa concepção você vai se apaixonar pela história de Zurga, de Leila, de Nadir", falou ele.
É necessário retirar o ingresso para participar das atividades na lateral da Avenida Rio Branco, 1h antes de cada espetáculo, exceto para “Os Pescadores de Pérolas”, que está disponível para ser retirado no site. Cada cpf terá direito a 2 ingressos.
No início, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebia, principalmente, companhias de ópera e dança vindas em sua maioria da Itália e da França. A partir da década de 30, passa a contar com seus próprios corpos artísticos: Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet, que permanecem até hoje responsáveis pela realização das temporadas artísticas oficiais.
Desde sua inauguração, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro teve quatro grandes reformas: 1934, 1975, 1996 e 2008.
9h – apresentação Fuzileiros Navais – escadaria da frente do Theatro Municipal
10h – Escadaria interna – Coral Ensemble vocal Du Conservatoire Di Rouen – França
11h – Quarteto Ornamentus – Foyer
12h – Escadaria interna Ópera do Meio-Dia – A Italiana em Argel, comédia de Gioachino Rossini
13h – Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) – apresentação de bailarinas da Escola – Salão Assyrio
13h30 – Cia BEMO – Salão Assyrio
14h – Ballet do Theatro Municipal (BTM) – Salão Assyrio
15h – ASM (Ação Social pela Música) – Boulevard da Av. Treze de Maio
16h – Escadaria interna – Grupos Os Pequenos Mozart e Amadeus
17h – Banda Sinfônica IBME – Escadaria externa do Theatro
18h – Palestra da ópera Os Pescadores de Pérolas – Salão Assyrio
19h – Apresentação Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, no palco principal

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.