Telefone 190 da PM do Rio de Janeiro ficou fora do ar por quase quatro horasDivulgação

Rio - O serviço emergencial 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro ficou fora do ar por pelo menos quatro horas, entre o fim da noite de sábado (12) e a madrugada deste domingo (13). O sistema foi restabelecido por volta das 3h30 da manhã.
De acordo com a PM, assim que a falha foi identificada, a empresa responsável pela prestação dos serviços de telefonia e internet à Corporação foi acionada. Durante o período de instabilidade, a orientação à população foi utilizar o aplicativo 190RJ em casos de emergência.
A central de atendimento de emergência 190 foi criada há 48 anos. Atualmente, há um efetivo de 180 policiais militares capacitados para atuar na Central 190 do RJ. O número 190 é acionado em torno de cinco mil vezes por dia.
O operador, antes de transferir a ligação para o setor de despacho de viatura, faz uma rápida entrevista com o solicitante. Apenas 40% das chamadas resultam em ocorrência, após a filtragem feita pelos operadores do 190. As demais são situações das mais diversas – trotes, pessoas com distúrbios mentais, mensagens e protesto e elogios, pedidos de informação, casos de defesa do consumidor, entre outras.