Amanda e Vanessa Barros são irmãs e finalizaram a prova juntasÉrica Martin/ Agência O Dia
A largada da tradicional foi realizada no Largo da Carioca, em todas as distâncias - 3 km, 5 km e 10 km - em um dos cenários mais emblemáticos da região central, e seguiu por vias repletas de monumentos e construções históricas, como o Paço Imperial, o Teatro Municipal, Catedral Metropolitana e os Arcos da Lapa. Com um percurso plano e acessível, a etapa foi marcada pelo clima festivo e pela diversidade dos participantes.
O que chamou atenção foi o número expressivo de famílias e duplas participando juntas da corrida. Foi o caso de Rosângela e Deborah Farias, mãe e filha, ambas professoras, que estiveram lado a lado durante todo o trajeto da caminhada de 3 km. Elas contaram que foi uma sensação muito boa poder correr no Centro do Rio.
“O circuito Rio Antigo é um dos melhores percursos das corridas de rua no Rio de Janeiro. É maravilhoso contemplar vários pontos turísticos. Iniciei nas corridas no ano passado, quando completei 60 anos e desde então eu e a minha filha estamos presentes em quase todas as principais corridas e caminhadas no Rio. Corremos no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, na semana passada. O interesse pelo esporte surgiu para tentar melhorar a qualidade de vida. Sempre estamos juntas nas corridas desde que começamos no ano passado. Adoramos compartilhar esse momento em família.”, contou a professora.
Outro exemplo de parceria e união foi a participação de Vanessa, agente de viagem de 37 anos, e sua irmã Amanda, professora de 40 anos, que completaram a prova de 3 km juntas e se emocionaram ao participar de sua segunda prova juntas.
“Essa é nossa segunda caminhada. Estávamos com outras 4 amigas e estamos aprendendo juntas a nos preparar, acompanhar os circuitos das corridas. Então não tivemos uma grande preparação ainda. Mas achamos maravilhosa a experiência e nós duas somos apaixonadas pela arquitetura da cidade. A fusão entre os prédios antigos e novos é muito linda! Nós sempre estamos fazendo coisas juntas. Tínhamos esse desejo já há muito tempo de começar nas corridas e o objetivo é um dia conseguir o pódio”, comentou Vanessa,
Entre os destaques da prova está Douglas Cássio, que cruzou a linha de chegada como o vencedor da corrida de 5 km. Ele destacou a organização e o nível das demais pessoas que correram com ele.
“Foi uma corrida muito boa, muito bem organizada, uma das melhores que já participei. Por terem feito 3 largadas diferentes acredito que ficou muito bom, não teve aglomeração e todos conseguiram correr bem. O percurso é muito bom, com muita história em volta. Eu venho treinando ao longo dos anos para a minha prova principal, 8 km Cross country, então ter escolhido 5 km nessa competição ajudou bem a minha preparação. O nível da prova foi muito bom, praticamente fiquei até o km 4 com o segundo colocado comigo, disputando cada metro a primeira colocação”, comentou o militar.
Com estrutura elogiada e apoio ao longo de todo o percurso, o Circuito Rio Antigo tem se consolidado como muito mais do que uma corrida: é uma celebração da cidade, da saúde e dos afetos.








Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.