Casas do Vidigal recebem código de endereçamento digital Divulgação / Katrine Scomparin

Rio - O Google concluiu o endereçamento digital do Morro do Vidigal, na Zona Sul, usando a tecnologia Plus Codes, do Google Maps. Desenvolvida em parceira com uma startup, a iniciativa, que beneficia diretamente cerca de 30 mil moradores, facilita o acesso a serviços essenciais, como atendimento de emergência e recebimento de mercadorias. Com esta etapa, a comunidade se une a outras oito cariocas que já receberam os códigos em 2025.
Promovendo inclusão e acessibilidade, desde janeiro, a startup naPorta, em colaboração com o Google, já mapeou mais de 11 mil moradias, beneficiando mais de 40 mil moradores com endereços digitais. Com a conclusão do mapeamento no Vidigal, o impacto se expande para o total de 18 mil lares cariocas registrados.
“Temos muito orgulho de fazer parte de um projeto tão importante quanto este. Mas uma coisa que eu sempre digo é que não fazemos nada sozinhos, e, para esta etapa no Vidigal, todo o processo de conversa com a comunidade e mapeamento das casas só foi possível com o apoio da Associação de Moradores do Vidigal e da Favela Inc, que nos ajudaram a abrir os caminhos por lá e fazer acontecer”, comenta Katrine Scomparin, cofundadora e CMO da naPorta.
Responsável pela coleta de dados, treinamento de mapeadores e instalação das placas com os novos endereços digitais, a empresa usa a tecnologia Plus Codes para gerar os códigos de cada residência e garantir que cada uma delas receba sua placa. 
"Com seus endereços digitais, os moradores das favelas cariocas agora podem compartilhar seus códigos Plus Codes e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia", afirma Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google Maps para América Latina. "Queremos que essa tecnologia chegue para todo o Brasil e estamos trabalhando com parceiros para levarmos os Plus Codes a mais localidades. Com esse projeto, nós seguimos nossa missão de contribuir para a inclusão das pessoas que vivem em favelas", completa Wilson.
Entenda o que são os Plus Codes
Plus Codes é uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google que cria códigos curtos semelhantes a códigos postais e totalmente integrados ao Google Maps. Ao invés de endereços com nomes de ruas e números, a tecnologia permite converter a localização com coordenadas de latitude e longitude - que são as coordenadas informadas nos GPS para localizar endereços.
Trata-se também de um código alfanumérico simples, que pode vir associado a uma cidade (por exemplo: 3RC8+HPFG, Rio de Janeiro - RJ), sendo possível usar para determinar um local específico para receber entregas, acessar serviços de emergência ou direcionar as pessoas para um lugar.