Tijucanos celebram aniversário do bairro com festa julinaReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - Tijucanos celebraram os 266 anos do bairro com uma festa julina na Praça Saens Peña, neste fim de semana. No domingo (20), moradores aproveitaram o último dia do evento com barraquinhas, comidas típicas, música e até aulão de forró. 

No sábado (19), o comediante Gui Albuquerque, conhecido nas redes sociais por enaltacer o bairro em que nasceu em vídeos, recebeu o Título de Cidadão Tijucano. 

"Nos 266 anos da Tijuca, quem ganhou presente fui eu. Só a Tijuca tem Tijucano, não existe nenhum outro bairro com gentílico. Estou feliz demais! A Tijuca sempre vence, venceu e vai continuar vencendo. Eu tenho orgulho e o compromisso de levar a Tijuca onde eu for! Existe uma cidade inteira além do túnel. Viva a Zona Norte. Esse papo de zona sul da zona norte não tá com nada! Tijuca é Tijuca e zona norte com orgulho", disse.

Gui estava em um show em Copacabana neste domingo (20), mas fez questão de agradecer novamente a homenagem. Ao DIA, a mulher dele, Aline Braz, revelou que o comediante "torna as pessoas um pouco tijucanas".

"Até no show ele leva um ‘Tijucard’ para as pessoas, como se fosse uma carteirinha do Tijuca Tennis Club, só que em formato de painel, e a pessoa tira uma foto ali. Ele é essa pessoa que mais do que o orgulho de ser tijucano, ele é reconhecido como tijucano. Então, ser reconhecido dessa forma é muito interessante", contou.
Gui, que também participou da abertura do Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, em julho do ano passado, que voltou a receber o público após quatro anos fechado.
A celebração contou com apresentações de forró, quadrilhas, DJs, homenagens especiais, aulas de dança, entre outras atrações. O evento teve, ainda, área gastronômica com comidas típicas, além de um espaço dedicado ao artesanato e uma área kids para as crianças.
Um letreiro com o nome do bairro, colocado ao lado do lago da Saens Peña, foi outra atração.