Monumento de Noel Rosa, no Largo do Maracanã, é retirado para restauro após novos atos de vandalismoDivulgação / Seconserva

Rio - O monumento em homenagem ao compositor Noel Rosa, localizado no Largo do Maracanã, Zona Norte do Rio, sofreu um novo ato de vandalismo. O registro foi feito pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (21). 
A escultura é inspirada no clássico samba "Conversa de Botequim", onde retrata Noel Rosa sentado à mesa sendo atendido por um garçom, com uma cadeira vazia à frente, permitindo interação com o público. Considerado o primeiro monumento interativo da cidade, ele voltou a ser alvo de furtos e danos.
De acordo com a secretaria, a garrafa que fazia parte da cena foi furtada, os pés das cadeiras foram arrancados e a mão do garçom apresenta trincas, indicando possível tentativa de retirada. Um boletim de ocorrência foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel).
Este é o segundo registro de vandalismo à obra apenas neste ano. Em abril, oito enfeites das cadeiras já haviam sido levados.
Diante da situação, o secretário de Conservação, Diego Vaz, determinou a retirada imediata da escultura para análise técnica e início do restauro.
"Vamos recolher o monumento para analisar quais peças precisam de restauro. Assim como fizemos com a estátua do Carlson Gracie, o carioca pode ter certeza que esta obra em homenagem a um compositor tão importante para a música brasileira, para o bairro de Vila Isabel e para a memória do Rio será devolvida à população", afirmou.