Monumento foi içado por um caminhão munckHector Santos/ Secretaria de Conservação

Rio - O monumento a Noel Rosa em Vila Isabel, na Zona Norte, foi retirado, na manhã desta quarta-feira (23), para ser restaurado após ter sido alvo de furtos.

A retirada incluiu a estátua de Noel Rosa e a cadeira, que ficava disponível para os visitantes interagirem com a obra. O monumento foi içado com apoio de um caminhão munck e está acautelado para avaliação dos danos.

"A Conservação retira para manutenção a imagem de Noel Rosa pela segunda vez desde 2019, após mais de dez furtos aqui nesse monumento histórico para a cidade do Rio de Janeiro desde que foi reinstalado em 2021. Retiramos para que o artista não só reforme os itens originais, mas também inclua novas soluções com novos materiais sem valor comercial", afirmou o secretário Diego Vaz.
Monumento foi içado por um caminhão munck - Hector Santos/ Secretaria de Conservação
Monumento foi içado por um caminhão munckHector Santos/ Secretaria de Conservação


O conjunto escultórico reproduz a cena de um dos sambas mais famosos do compositor: “Conversa de Botequim”. Na obra, Noel está sentado a uma mesa e é servido por um garçom.

A garrafa que ficava sobre a mesa foi alvo do furto. Além disso, os pés da cadeira de Noel Rosa também foram retirados. A mão do garçom sofreu danos e apresentou trincas, indicando que pode ter sido alvo de tentativa de furto.

Moradores do bairro lamentaram, por meio das redes sociais, a retirada motivada por furtos à obra.

"Mais uma agressão ao patrimônio público da cidade, ofensa à memória e tradições de Vila Isabel e absoluta incivilidade na relação com as ruas. Não podemos achar que 'é assim mesmo', não é. Nosso repúdio ao vandalismo criminoso", publicou um.

"Triste saber que novamente a estátua de Noel Rosa foi vandalizada em Vila Isabel. Desta vez ela precisou ser retirada do local! Um povo que não respeita seus grandes vultos também não tem respeito nem mesmo por seu próprio destino", argumentou outro.

O registro de ocorrência foi realizado na 20ª DP (Vila Isabel).