Rio - A forte ressaca que atinge a orla do Rio de Janeiro provocou muitos estragos na tarde desta terça-feira (29). No Leblon, duas faixas da Avenida Delfim Moreira, sentido Arpoador na altura da Avenida Vieira Souto, foram temporariamente interditadas devido ao acúmulo de areia na pista.
A força do mar foi capaz de tirar do lugar uma estação de ginástica que fica no calçadão. Um carro que estava próximo ao canteiro central foi arrastado por alguns metros. Edifícios próximos tiveram os canteiros tomados pela água.
O desvio para quem segue no sentido Copacabana foi feito pela Avenida Bartolomeu Mitre. Já para os motoristas que vão no sentido Leblon, a orientação é seguir pela Rua Henrique Dumont. Equipes da Comlurb atuaram na limpeza da via.
Na Zona Oeste, em Barra de Guaratiba, a força do mar foi capaz de invadir a rua e deslocar um ônibus da Viação Jabour que estava parado no ponto final. Na Região dos Lagos, em Saquarema, o mar também invadiu alguns pontos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma van aparece com as rodas cobertas pela água.
Veja o vídeo:
Ressaca que atinge o Rio de Janeiro fez com que o mar invadisse vários pontos da orla. Em Barra de Guaratiba, a força do mar deslocou um ônibus estacionado.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido até às 21h de quinta-feira (31). São esperadas ondas de até 3,5 metros, o que pode afetar outras áreas da orla.
Segundo o Alerta Rio, o tempo no Rio segue influenciado nesta terça pela passagem de uma frente fria. O céu ficará predominantemente nublado com possibilidade de chuva fraca e isolada.
Nesta quarta-feira (30), o céu continuará nublado, mas não há previsão de chuva. A temperatura deve variar entre 23°C e 12°C. Os ventos seguirão moderados.
Na quinta-feira (31), o cenário do dia anterior pode se repetir, mas com um leve aumento na temperatura: a máxima prevista é de 25°C.
A partir de sexta-feira (1º), devido ao posicionamento de um sistema de alta pressão, haverá redução da nebulosidade, aumento na temperatura e não há previsão de chuva. A máxima será de 27°C e a mínima 14°C.
Já no sábado (2), a temperatura deve alternar entre 29°C e 14°C. Também não há previsão de chuva.
Recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
- Em casa: feche portas e janelas; feche persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre; feche o registro de gás; evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair; se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
- Na rua: não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar; evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade;
– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos;
– Vento muito forte (acima de 76 km/h) = pode ocasionar quedas de árvores e grandes estruturas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.