Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadasEdu Kapps/SMS-Rio
Hospital Municipal Albert Schweitzer promove campanha de doação de sangue
Ação acontece nesta quarta (30) e quinta-feira (31), em Realengo, Zona Oeste, com parceria da Hemorio
Rio - O Hospital Municipal Albert Schweitzer, localizado em Realengo, Zona Oeste do Rio, realizará uma campanha de doação de sangue nesta quarta (30) e quinta-feira (31). Os voluntários interessados precisam comparecer no auditório da unidade, no segundo andar, das 9h às 15h.
Essa ação é feita em parceria com a Hemorio, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergência.
Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. O organismo do doador pode começar a se recuperar após 24 horas, permitindo uma nova doação no intervalo de oito semanas para homens e doze para mulheres.
Para doar, é necessário apresentar um documento com foto, ter entre 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Não é preciso estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.
Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing recentemente devem aguardar seis meses antes de doar. No caso de piercings em mucosas, o intervalo é de um ano após a retirada. Além disso, quem tive COVID-19 deve esperar 10 dias após a recuperação.
Após 30 dias da doação, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada no ato da coleta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.