Barcos podem voltar a navegar sem restrição pela Baía de GuanabaraArquivo / Reginaldo Pimenta / Agência O DIA

Rio - A Marinha do Brasil liberou, no início da tarde desta sexta-feira (1º), a navegação de embarcações pela saída da Baía de Guanabara após melhora nas condições do mar com o fim do alerta de ressaca. Barcos de esporte e recreio, pesca e transporte de cargas tinham restrição de passar pelo local há três dias. Permanecem suspensas as manobras de entrada e saída de embarcações de maior porte, com calados acima de 11,5 metros.
Desde a manhã de terça-feira (29), a navegação estava autorizada apenas em águas abrigadas, onde as condições são consideradas mais seguras.
A liberação ocorreu no mesmo período em que o aviso de ressaca, emitido pela Marinha na terça, chegou ao fim. Durante os três dias do alerta, as ondas chegaram até a 3,5 metros de altura.
A Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na Zona Sul, ficou interditada por dois dias depois do mar invadir as pistas. Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), garis recolheram 310 toneladas de areia na ciclovia, no calçadão e nas pistas. No total, foram 52 caminhões. Toda a areia foi devolvida à praia.
A ressaca provocou ainda falta de luz na região na noite da última quarta-feira (30). De acordo com a Light, a água do mar inundou as caixas subterrâneas de energia. O fornecimento foi normalizado no mesmo dia.
Também devido a ressaca e à ventania, um trecho da Ciclovia Tim Maia foi fechado preventivamente na terça-feira (29). A interdição aconteceu na Zona Sul, da passarela metálica, na saída do Vidigal, até São Conrado.
Na Zona Oeste, em Barra de Guaratiba, a força do mar foi capaz de invadir a rua e deslocar um ônibus da Viação Jabour que estava parado no ponto final. Com as ondas, a escada que dá acesso a praia foi destruída e partes das calçadas quebradas.

Na Região dos Lagos, em Saquarema, o mar também invadiu alguns pontos e uma espuma tomou conta de parte da orla. Em Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana, as ondas tomaram conta de toda a areia, passando por cima de toda a Pedra do Pampo.
Previsão do tempo
Nesta sexta-feira (1º), o tempo fica estável e o céu claro, sem previsão de chuva. As temperaturas apresentam elevação, com mínima de 11°C e máxima prevista de 27°C.
No sábado (2), o céu vai variar entre claro a parcialmente nublado e também não há previsão de chuva. Os termômetros vão alternar entre a máxima de 30°C e mínima de 13°C.
No domingo (3), as condições de tempo permanecem estáveis na cidade, com céu com poucas nuvens e sem chuva. Os ventos estarão moderados, podendo ocorrer rajadas pontualmente fortes. A temperatura sobe ainda mais, com máxima de 32°C e mínima de 16°C.
Na segunda-feira (4), a circulação de ventos úmidos vindos do oceano vai causar um aumento de nebulosidade na cidade do Rio, mas não há previsão de chuva. Os termômetros seguem estáveis, com máxima de 32°C e mínima de 17°C.
Na terça-feira (5), um sistema de baixa pressão vai deixar o tempo instável. A previsão é de céu nublado, com chuva fraca isolada a partir do final da manhã. A temperatura cai, com máxima de 26°C e mínima de 16°C.