MPF vai discutir o Plano de 100 Dias para a BR-040Divulgação PRF
O Plano de 100 Dias, recentemente institucionalizado pela ANTT, determina que concessionárias assumam compromissos imediatos com a recuperação de trechos críticos, melhorias no pavimento e sinalização, reforço de pontes e viadutos, drenagem, limpeza e roçada da faixa de domínio. A proposta é transformar os primeiros três meses da concessão em um marco de respostas rápidas e concretas aos usuários.
As procuradoras Luciana Gadelha e Vanessa Seguezzi ressaltam que a eficácia do plano depende da participação ativa dos municípios e da sociedade civil. “É fundamental que, neste novo ciclo da concessão da BR-040, o Plano de 100 Dias seja construído e acompanhado com a ativa participação da sociedade civil e dos municípios lindeiros, garantindo que as intervenções emergenciais e as melhorias na rodovia reflitam diretamente as necessidades e preocupações de quem a utiliza diariamente”, destacou.
Reunião
No mesmo despacho, o MPF cobrou da atual concessionária, Concer, a comprovação da execução de aceiros (espaço sem vegetação) e roçadas preventivas no trecho da rodovia em Petrópolis, conforme prometido para julho de 2025. A medida visa prevenir incêndios e reforçar a segurança em áreas sensíveis. A empresa tem prazo de 10 dias para apresentar documentação e registros fotográficos das ações.
A Concer alega que nem toda a extensão da BR-040 permite a execução dos aceiros, por se tratar de zonas de preservação ambiental, mas afirma manter ativo seu Plano de Emergência Operacional com inspeções, campanhas e articulação com órgãos ambientais.
Transição para a nova concessão
De acordo com as procuradoras Luciana Gadelha e Vanessa Seguezzi, a transição precisa ser acompanhada com atenção redobrada. “A atuação do MPF busca garantir que essa nova fase ocorra com máxima transparência e que todas as responsabilidades — da atual e da futura concessionária — sejam cumpridas em favor da segurança, da transparência e do interesse público, concluíram.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.