Rio - Uma multidão avançou em uma carga de carne roubada no Complexo da Pedreira, na Zona Norte, nesta quarta-feira (6). A população, que saqueava as caixas, não se intimidou com a presença de dois blindados da Polícia Militar e chegou a roubar os itens que foram colocados dentro do veículo.
Os flagras, feitos pelos helicópteros da Record TV e da TV Globo, durante a exibição dos programas 'Balanço Geral' e 'RJ1', respectivamente, mostram as pessoas se amontoando para carregar as caixas. Dois blindados da PM chegam ao local para tentar salvar a carga, mas sem sucesso.
Os agentes do 41º BPM ainda usaram spray de pimenta para dispersar a multidão, que se afastou momentaneamente. Parte da carga chegou a ser colocada dentro dos blindados, mas a população ignorou a presença da PM, entrou debaixo do veículo e logo voltou a saquear as caixas, levando até as que foram guardadas dentro dos automóveis.
Sem conseguir conter a população, os agentes se retiraram. Após todas as carnes serem lavadas, restou apenas restos de papelão no chão, que também foram levados por catadores na sequência.
Uma telespectadora, moradora do Complexo da Pedreira, disse ao 'RJ1' que a população recebeu mensagens, via WhatsApp, que avisava sobre a distribuição de carne em um determinado ponto da comunidade. Quando os flagras foram feitos, a carga já estava descarregada e não havia nenhum sinal de caminhão ou carreta.
De acordo com a Polícia Militar, o motorista do caminhão que transportava a carga de carne foi rendido pelos criminosos próximo à entrada da Comunidade Bin Laden, na Avenida Prefeito Sá Lessa, em Coelho Neto.
Ao 'Balanço Geral', o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, informou que determinou o deslocamento das guarnições para a região assim que soube do ocorrido.
"Quando os policiais lá chegaram, havia uma grande concentração de pessoas. O reforço já foi enviado para o local, para que a gente possa ocupar por tempo indeterminado aquela região. O número de policiais era inferior às pessoas que lá estavam e a gente percebeu, ouvindo o relato do comandante do 41º BPM, que as pessoas que estavam lá não eram os autores ou marginais, mas estavam buscando, e a gente pode discutir uma questão social, mas é sabido que uma ação nossa, naquele momento, poderia causar uma tragédia maior pelo número de pessoas que lá existiam. [...] Cada situação, cada ocorrência precisa ser analisada sob a ótica do cenário que é apresentado aos policiais", disse.
Por meio de nota, a PM informou que "parte da carga foi localizada na área conhecida como 'Bin Laden', dentro da comunidade. Durante a ação, um grande número de pessoas se aglomerou no local e realizou saques. Uma parte da carga foi recuperada. A ocorrência foi registrada na 39ª DP (Pavuna). Diante da situação, o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, determinou a ocupação imediata da comunidade".
Já a Polícia Civil disse que a investigação sobre o roubo e a recuperação parcial de carga estão a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).
AGORA: Carga de carne roubada foi levada pro Complexo da Pedreira. Bandidos deram a ordem para moradores saquearem a carga. #BalançoGeralRJ
AGORA: Carga de carne foi roubada e saqueada no Complexo da Pedreira. O povo que saqueou a carga encurralou a polícia. Flagrante do Balanço Geral! #BalançoGeralRJ
Moradores saqueiam carga de carne na Zona Norte do Rio de Janeiro; polícia recuperou o produto, mas não conseguiu controlar a população. #ConexãoGloboNews
O coronel Marcelo de Menezes, secretário da Polícia Militar, falou sobre a carga saqueada no Complexo da Pedreira:
" — Imediatamente determinei que as guarnições se deslocassem pra região. Eu quero dar um recado pra população: não vamos recuar um milímetro! Vamos atuar de forma… pic.twitter.com/VLu7XcSPHZ
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.