Movimentação no posto do cartão Jaé em Botafogo, Zona Sul do Rio, na tarde desta quarta-feira (6)Érica Martin/Agência O Dia
"Minha experiência foi péssima", afirmou. Segundo ela, o processo começou com o pedido de gratuidade feito pelo aplicativo, que classificou como "péssimo", e seguiu com uma série de problemas. "Paguei uma taxa para recebê-lo em casa. Passaram do prazo e, quando recebi, o cartão estava errado. Para desbloqueá-lo, foi uma saga. O app não funciona, e nenhum outro meio de comunicação disponibilizado para ajuda funciona", criticou a passageira, que mora na Tijuca, Zona Norte.
Célida compartilhou que, por causa disso, ficou um bom tempo sem poder usar o transporte público. "Hoje me dirigi pessoalmente para a troca do cartão e soube que vou perder o valor pago para recebê-lo em casa", lamentou.
Para a professora, os principais problemas enfrentados são a falta de comunicação com o público, prazos divulgados erroneamente, desorganização, informações contraditórias e a ausência de suporte eficiente. "É uma falta de respeito com as informações fornecidas e uma irresponsabilidade na divulgação dos postos", concluiu.
Em relação ao relato da professora Célida Campos, lamentou a experiência insatisfatória. "Casos pontuais estão sendo acompanhados de perto para que possamos entender o que houve e evitar que se repitam. É muito importante que os usuários compartilhem seus dados de atendimento, sempre que possível, para que possamos investigar a situação individualmente e oferecer o suporte adequado", disse.
Na segunda-feira (4), foram 774 mil validações de vale-transporte, um crescimento de 475,4% sobre 28/07. Já na terça-feira (5), o total chegou a 835,1 mil, incremento de 430,2% em relação à terça anterior.
O desempenho geral de embarques também apresentou avanço expressivo. Na segunda-feira, o sistema registrou 2,4 milhões de viagens, frente a 976,5 mil no mesmo dia da semana passada, o que representa alta de 145,8%. Na terça, o volume diário superou a marca de dois milhões e meio, com crescimento de 160% sobre a terça anterior. No acumulado dos dois dias, foram 5 milhões de embarques, ante 1,97 milhão na semana passada — uma variação positiva de 153%.
O MetrôRio registrou 81,6 mil embarques com o Jaé, na segunda e na terça-feira.
Quem ainda não se cadastrou pode fazê-lo pelo aplicativo Jaé ou em um dos 18 postos de atendimento presencial espalhados pela cidade.
É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é verde. Este bilhete não poderá ser associado à sua conta no aplicativo.
O sistema BRT conta com bilheterias exclusivas, presentes em 100 estações e totalizando 114 pontos de venda. Nesses locais, o passageiro pode adquirir o cartão e realizar recargas em dinheiro.
Com a instalação dos validadores do Jaé nas estações do metrô, os passageiros que utilizam a integração com os modais municipais vão poder usar o novo sistema de bilhetagem. Esses validadores serão destinados exclusivamente ao público pagante do Jaé, com uso dos cartões preto e verde. As gratuidades não serão aceitas no metrô. Portanto, apenas os cartões verde e preto serão válidos para uso.
Metrô + linhas que substituem o Metrô na Superfície: Linhas: 309, 538, 539, 548, 583, 584
Metrô + ônibus municipais: Linhas: 133, 209, 513, 603, 608, 611, 614, 616 e 913
Metrô + vans: Linhas: 2101 (via Av. Niemeyer) e 2102 (via Rocinha)
Metrô + BRT: Integrações disponíveis nas estações Jardim Oceânico (Barra) e Vicente de Carvalho (Zona Norte)
Os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e da Tarifa Social continuarão utilizando o cartão Riocard, que é o único meio para garantir os benefícios estaduais — como a tarifa reduzida de R$ 5 no metrô. Esses passageiros devem embarcar utilizando os validadores do Riocard tanto nos transportes intermunicipais quanto municipais.
Bilhete Único Intermunicipal
Para o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o cartão Riocard continuará sendo utilizado nos modos de transporte municipais, em seus próprios validadores, exclusivamente por quem tem acesso ao benefício. Para deslocamentos que não envolvem integração e que exigem um pagamento separado, será necessário utilizar dois cartões: o Riocard para os modais estaduais e o Jaé para o sistema municipal.
Confira os postos de atendimento disponíveis
Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(atendimento apenas ao público geral)
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h











Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.