Movimentação no posto do cartão Jaé em Botafogo, Zona Sul do Rio, na tarde desta quarta-feira (6)Érica Martin/Agência O Dia

Rio - O Jaé registrou na terça-feira (5) o maior volume de viagens desde o início da operação exclusiva, com 2,6 milhões de embarques em um único dia. No entanto, os passageiros ainda enfrentam dificuldades no uso do cartão. Muitos deles procuraram os postos do sistema nesta quarta-feira (5), terceiro dia útil de exclusividade da bilhetagem da Prefeitura do Rio.
A reportagem de O DIA esteve no Superposto de Botafogo, na Zona Sul, e acompanhou usuários com dúvidas ou que ainda não receberam o novo cartão. O Jaé se tornou obrigatório para ônibus municipais, vans, "cabritinhos", BRT e VLT.
Foi o que aconteceu com Roseane Viana, que teve a entrega do cartão Jaé adiada. Para resolver a situação, os profissionais do posto forneceram um cartão provisório. Já a professora de teatro Célida Campos, de 76 anos, apesar de ter conseguido sair da unidade com o bilhete em mãos, relatou uma experiência bastante frustrante com o novo sistema.

"Minha experiência foi péssima", afirmou. Segundo ela, o processo começou com o pedido de gratuidade feito pelo aplicativo, que classificou como "péssimo", e seguiu com uma série de problemas. "Paguei uma taxa para recebê-lo em casa. Passaram do prazo e, quando recebi, o cartão estava errado. Para desbloqueá-lo, foi uma saga. O app não funciona, e nenhum outro meio de comunicação disponibilizado para ajuda funciona", criticou a passageira, que mora na Tijuca, Zona Norte.

Célida compartilhou que, por causa disso, ficou um bom tempo sem poder usar o transporte público. "Hoje me dirigi pessoalmente para a troca do cartão e soube que vou perder o valor pago para recebê-lo em casa", lamentou.

Para a professora, os principais problemas enfrentados são a falta de comunicação com o público, prazos divulgados erroneamente, desorganização, informações contraditórias e a ausência de suporte eficiente. "É uma falta de respeito com as informações fornecidas e uma irresponsabilidade na divulgação dos postos", concluiu.
Eline Souza teve uma outra experiência, e saiu da unidade de atendimento com seu bilhete em mãos. Ela contou que o cartão está pronto para retirada desde fevereiro, mas optou por retirá-lo somente agora.
Sobre os casos citados acima, o Jaé disse que está atento a cada caso reportado. Na situação da passageira Roseane Vieira, a empresa esclareceu que não há adiamento da entrega do cartão. "Nos postos de atendimento realizamos a associação imediata do cartão, o que garante que o usuário possa utilizar o sistema sem precisar esperar, caso ainda não tenha solicitado o cartão ou ainda não tenha recebido. Esses cartões são definitivos e funcionam normalmente".

Em relação ao relato da professora Célida Campos, lamentou a experiência insatisfatória. "Casos pontuais estão sendo acompanhados de perto para que possamos entender o que houve e evitar que se repitam. É muito importante que os usuários compartilhem seus dados de atendimento, sempre que possível, para que possamos investigar a situação individualmente e oferecer o suporte adequado", disse.
Balanço das viagens
Nos dois primeiros dias úteis, 4 e 5 de agosto, o uso do vale-transporte disparou, somando 1,609 milhão de utilizações contra 292 mil do mesmo período da semana anterior, um aumento de 451,3%. Os dados são da Secretaria Municipal de Transportes do Rio.

Na segunda-feira (4), foram 774 mil validações de vale-transporte, um crescimento de 475,4% sobre 28/07. Já na terça-feira (5), o total chegou a 835,1 mil, incremento de 430,2% em relação à terça anterior.

O desempenho geral de embarques também apresentou avanço expressivo. Na segunda-feira, o sistema registrou 2,4 milhões de viagens, frente a 976,5 mil no mesmo dia da semana passada, o que representa alta de 145,8%. Na terça, o volume diário superou a marca de dois milhões e meio, com crescimento de 160% sobre a terça anterior. No acumulado dos dois dias, foram 5 milhões de embarques, ante 1,97 milhão na semana passada — uma variação positiva de 153%.

O MetrôRio registrou 81,6 mil embarques com o Jaé, na segunda e na terça-feira.

Quem ainda não se cadastrou pode fazê-lo pelo aplicativo Jaé ou em um dos 18 postos de atendimento presencial espalhados pela cidade.
Saiba como adquirir o cartão Jaé
Para adquirir o cartão, o público de forma geral pode baixar o aplicativo na loja virtual do seu celular, seguir as instruções para cadastro e começar a utilizar o Jaé por meio do próprio celular. Ao se cadastrar, a pessoa tem a opção de solicitar o cartão físico com a bandeira da Visa de forma gratuita e retirar em uma das lojas de atendimento. Outra forma é pagar a taxa de R$ 7,95 e receber o cartão em casa.

É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é verde. Este bilhete não poderá ser associado à sua conta no aplicativo.

O sistema BRT conta com bilheterias exclusivas, presentes em 100 estações e totalizando 114 pontos de venda. Nesses locais, o passageiro pode adquirir o cartão e realizar recargas em dinheiro.
Gratuidades
Os idosos que ainda não têm o cartão devem realizar o cadastro no aplicativo Jaé no celular. Outra opção é agendar, pelo site, atendimento em umas das lojas da Jaé. Os idosos que solicitarem seu cartão físico de gratuidade os receberão em sua residência sem qualquer custo.
Já os cartões de gratuidade para PCDs e doentes crônicos em tratamento, cadastrados até outubro de 2024, serão entregues na Clínica da Família que a pessoa está vinculada. PCDs que já têm o cartão de gratuidade da Riocard e não são cadastrados em Clínicas da Família da cidade do Rio de Janeiro receberão os cartões no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD).
O cidadão pode consultar no site do serviço para saber se já está apto a receber o benefício. Caso não esteja, é necessário procurar a Clínica da Família para que o CPF seja incluído no sistema.
Como deve funcionar a integração?
As integrações do Bilhete Único Carioca (BUC) pela tarifa de R$ 4,70 só serão válidas com o Jaé. O benefício contempla até três integrações em até três horas quando houver uso do BRT, e até duas integrações nos demais modais — ônibus municipais, VLT e vans — nas demais viagens.

Com a instalação dos validadores do Jaé nas estações do metrô, os passageiros que utilizam a integração com os modais municipais vão poder usar o novo sistema de bilhetagem. Esses validadores serão destinados exclusivamente ao público pagante do Jaé, com uso dos cartões preto e verde. As gratuidades não serão aceitas no metrô. Portanto, apenas os cartões verde e preto serão válidos para uso.

Metrô + linhas que substituem o Metrô na Superfície: Linhas: 309, 538, 539, 548, 583, 584

Metrô + ônibus municipais: Linhas: 133, 209, 513, 603, 608, 611, 614, 616 e 913

Metrô + vans: Linhas: 2101 (via Av. Niemeyer) e 2102 (via Rocinha)

Metrô + BRT: Integrações disponíveis nas estações Jardim Oceânico (Barra) e Vicente de Carvalho (Zona Norte)

Os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e da Tarifa Social continuarão utilizando o cartão Riocard, que é o único meio para garantir os benefícios estaduais — como a tarifa reduzida de R$ 5 no metrô. Esses passageiros devem embarcar utilizando os validadores do Riocard tanto nos transportes intermunicipais quanto municipais.

Bilhete Único Intermunicipal

Para o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o cartão Riocard continuará sendo utilizado nos modos de transporte municipais, em seus próprios validadores, exclusivamente por quem tem acesso ao benefício. Para deslocamentos que não envolvem integração e que exigem um pagamento separado, será necessário utilizar dois cartões: o Riocard para os modais estaduais e o Jaé para o sistema municipal.
Confira os postos de atendimento disponíveis

Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)

Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(atendimento apenas ao público geral)

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(exclusivo para gratuidades)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h