Projeto pretende aproveitar a infraestrutura do VLT já estabelecida na região centralVanessa Ataliba / Arquivo O Dia

Rio - O projeto apresentado à Câmara dos Vereadores como forma de substituição do BRT por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Veículo Leve sobre Pneus (VLP) prevê a expansão da modalidade até o bairro de São Cristóvão, na Zona Norte. A ideia pretende aproveitar a infraestrutura já existente na região central.
O traçado previsto contemplaria pontos estratégicos da região, como o Centro de Tradições Nordestinas, o BioParque, a Quinta da Boa Vista, o Hospital Quinta D’Or e as estações de trem e metrô.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou o envio do Projeto de Lei (PL) para a Câmara nesta quarta-feira (6), durante o evento que marcou o início das obras do Terminal Margaridas e do projeto do BRT Metropolitano. O PL permite que o Poder Executivo firme Parcerias Público-Privadas (PPP) para a implantação, operação e manutenção do novo modelo de transporte coletivo nos corredores Transcarioca e Transoeste do BRT.
Segundo o prefeito, o investimento pode chegar a R$ 12 bilhões. A ideia do Poder Executivo é realizar uma concessão patrocinada, com a iniciativa privada ficando responsável por investimentos em infraestrutura, operação, manutenção e eventual expansão do sistema durante o prazo da concessão.
De acordo com a prefeitura, entre as vantagens do VLT e do VLP estão: a diminuição da poluição sonora, a pontualidade, a integração com outros meios de transporte, conforto interno e redução das emissões de poluentes atmosféricos. Além disso, há a possibilidade de aproveitar a infraestrutura já implantada nos corredores do BRT, causando menos impacto urbanístico, evitando desapropriações e obras complexas.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, Paes afirmou que a proposta de conversão dos modais integra um plano de reestruturação e modernização do sistema de transporte público carioca, com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e eficiência aos usuários, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa.
"Já temos o projeto básico. O que estamos pedindo para a Câmara é autorização legislativa para isso", afirmou Paes.
Ainda não há estimativa de prazo para a execução do projeto. Após publicação, o texto será apreciado pelos vereadores, que poderão convocar audiências públicas para discutir o tema e propor emendas antes da votação da matéria em plenário.
"A Câmara foi fundamental para o resgate do sistema BRT, aprovando empréstimo para reforma das estações e compra de 500 novos ônibus. Agora, vai analisar esse novo projeto e, como sempre, contribuir com sugestões e emendas que possam aprimorar ainda mais a proposta. É um transporte mais rápido, com maior capacidade de passageiros e não poluente. Para o Rio, é positivo”, destacou o presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD).
Diferença

Os meios de transporte que podem substituir o BRT, que atende cerca de 530 mil passageiros por dia, são considerados mais modernos e sustentáveis do que os ônibus articulados. Veja a diferença entre as novas opções:
- O VLT é um trem urbano elétrico de média capacidade, que trafega ao nível da rua ou sobre trilhos elevados.

- O VLP possui características semelhantes, mas opera sobre pneus e é movido por baterias elétricas, o que permite maior flexibilidade de traçado e reduz a necessidade de obras pesadas, como a instalação de trilhos.