Segundo levantamento, mais de 102 mil cadastros estão com dados incorretos ou desatualizadosMauricio Bazilio / Secretaria Estadual de Saúde
Secretaria Estadual de Saúde inicia campanha para atualização de dados de pacientes
Mutirão tem como objetivo corrigir informações de contato, principalmente telefones, para facilitar agendamentos de consultas, exames e cirurgias
Rio – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou a campanha "Atualizaê!", com o objetivo de convocar pacientes do Rio para atualizarem seus dados no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde. O foco é corrigir informações de contato, principalmente telefones, para facilitar a comunicação sobre agendamentos de consultas, exames e cirurgias.
As pessoas que estiverem aguardando por procedimentos médicos devem ir às Unidades Básicas de Saúde, Clínicas da Família, hospitais ou na sede da Secretaria Municipal de Saúde de sua respectiva cidade. O paciente deve levar documento com CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
De acordo com levantamento do Complexo Estadual de Regulação, mais de 102 mil cadastros estão com dados incorretos ou desatualizados, o que compromete o acesso aos serviços.
O fluxo da regulação começa com o cadastro pelas unidades de origem, como clínicas e hospitais. O Estado organiza os agendamentos nas vagas ofertadas pelas unidades executantes (estaduais, federais ou universitárias). Quando há disponibilidade, o Complexo de Regulação informa a unidade solicitante sobre a data e o horário do atendimento.
Segundo a superintendente de Regulação Médica do estado, Kitty Crawford, o mutirão, iniciado na última quinta-feira (7), é uma resposta ao alto índice de registros incompletos. "Temos muitos telefones cadastrados de forma errada. Estamos convocando quem aguarda por procedimentos e nunca foi contatado para procurar sua unidade de origem e confirmar se os dados estão corretos. A desatualização compromete diretamente o acesso aos serviços", explicou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.