Fuzis, granadas, drogas e munições foram apreendidas na açãoÉrica Martin / Agência O Dia

Rio - Uma operação no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte, gerou momentos de tensão a moradores e trabalhadores da região, na manhã desta segunda-feira (18). Criminosos usaram 12 ônibus como barricadas. Um coletivo chegou a ser incendiado. Quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos. Na comunidade do Querosene, um suspeito morreu baleado em confronto.
De acordo com a PM, equipes do 17º BPM (Ilha do Governador), 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier) atuaram no Dendê, comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), para coibir a atuação de criminosos e retirar barricadas. O Instituto Fogo Cruzado e a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT) registraram tiros na região por volta das 6h.
Quatro homens foram presos e dois adolescentes detidos na operação. De acordo com a PM, eles estavam com pedras próximo ao local onde ônibus estavam sendo interceptados. Policiais aprenderam quatro fuzis com eles, além de três granadas, quatro rádios transmissores, coletes balísticos, munições e drogas.
"Ao adentrarmos na comunidade, no primeiro momento, houve uma breve resistência, mas conseguimos retirar barricadas e iniciar o patrulhamento na região. Nossa equipe do serviço reservado se deparou com elementos armados. Esses homens efetuaram disparos contra a nossa guarnição, lançaram uma granada contra as equipes e se homiziaram em uma residência. Houve uma breve negociação e se renderam com esses armamentos", explicou o comandante do 17º BPM, tenente-coronel Marcos André Correa. 
A operação gerou represália de criminosos, que utilizaram 12 ônibus como barricadas em diferentes pontos da região. Um coletivo da linha B28623 - 921 (Ribeira x Bancários) foi incendiado na Avenida Paranapuã, no Tauá. A via chegou a ser interditada para trabalho de bombeiros. Outro ônibus bloqueou o fluxo de veículos na Estrada da Cacuia.
"A gente está apurando direitinho para saber a hierarquia de cada um desses homens. Essa ação de criar um efeito colateral foi, com certeza, pelo fato de nós estarmos próximos a outros objetivos. Para poder desviar o foco da nossa ação, começaram a tomar essas atitudes. O 17º BPM está atento a qualquer movimentação que possa gerar qualquer instabilidade aqui para nossa região", destacou o comandante.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), já ocorreram 99 sequestros de ônibus este ano. Três coletivos foram incendiados.
"Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca", disse em nota.
Agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) conduziram quatro homens e dois adolescentes, que estavam com pedras na Estrada do Galeão, no Jardim Carioca, próximo da área onde os ônibus estavam sendo interceptados, para a 37ª DP (Ilha do Governador). Equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também atuaram na região.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quatro clínicas da família que atendem a região do Dendê suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. O atendimento presencial seguiu sendo realizado em três delas. 
A operação não causou impacto em unidades escolares da região, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Ônibus sequestrados e utilizados como barricadas
B28623 - 921 Ribeira x Bancários

B28618 - 326 Bancários x Candelária

B28560 - 696 Praia do Dendê x Meier

B28702 - 2344 Bancários x Castelo

B28537 - 326 Bancários x Candelária

B32726 - 323 Bananal x Castelo

B10144 - 323 Bananal x Castelo

B10150 - 323 Bananal x Castelo

B10116 - 328 Bananal x Candelária

B10001 - 635 Bananal x Saens Pena

B10041 - 910 Bananal x Irajá - Via Fundão

B28728 - 2344 Bancários x Castelo
Linhas com desvios na região
323 - Bananal x Castelo - Via Cacuía/Linha Vermelha
327 - Ribeira x Castelo - Via Cocotá/ Linha Vermelha
328 - Bananal x Candelária - Via Cacuía
634 - Bananal x Saens Peña - Via Fundão/ Bonsucesso
635 - Bananal x Saens Peña - Via Fundão/Linha Vermelha
901 - Bonsucesso x Ribeira - Via Jardim Guanabara
SV901 - Bonsucesso x Bananal - Via Cacuia
910 - Bananal x Irajá - Via Fundão
326 - Bancários x Candelária
696 - Praia do Dendê x Méier
Confronto no Querosene
Durante a madrugada, policiais do 17º BPM se envolveram em um confronto com criminosos na comunidade do Querosene, no bairro Tauá. Um suspeito morreu após ser baleado.
Segundo a PM, os agentes perceberam um veículo suspeito saindo da região e tentaram abordá-lo. Contudo, os ocupantes atiraram contra a equipe, o que gerou uma troca de tiros. Um dos suspeitos conseguiu fugir a pé, mas outro foi baleado e socorrido a uma unidade de saúde da região. Ele não resistiu aos ferimentos.
Policiais apreenderam duas granadas, drogas e o carro do grupo. O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador).
*Colaboração de Érica Martin