Imagens das favelas do Rio e de Medellín se encontram em exposição na Casa Voz Vidigal, na Zona Sul do RioDivulgação/Joice Bento
O projeto nasce de uma parceria binacional entre o Voz das Comunidades (Brasil) e o Universo Centro (Colômbia), com apoio da Fundación Sura. Segundo os organizadores, a iniciativa promove um intercâmbio artístico e social entre comunicadores do Complexo do Alemão/Vidigal e das comunas de Medellín.
Com curadoria compartilhada entre artistas e fotógrafos locais, a exposição apresenta cenas do cotidiano, corpos em movimento, mentes criadoras, fé e memórias que se transformam em futuro. Além das imagens do intercâmbio, a mostra também exibe fotografias que marcaram os 20 anos de história visual do Voz das Comunidades, celebrados neste mês de agosto.
A abertura, no Dia Mundial da Fotografia, reforça a homenagem à arte fotográfica e à potência das imagens como instrumentos de memória e transformação social. "Nossos muros falam, nossas ruas vibram. De Medellín ao Rio, o que nos conecta não é a dor, mas a capacidade de reinventar o mundo com as cores das nossas vozes", destaca a curadoria.
A mostra também é atravessada pela força literária de Carolina Maria de Jesus, cuja escrita transformou o cotidiano da pobreza em poesia política. Assim como a autora descrevia a realidade das favelas, as fotografias expostas funcionam como gritos visuais de existência e criação.
"Universos das Vozes" ficará aberta ao público a partir desta terça-feira (19), com entrada gratuita, na Casa Voz Vidigal. A programação inclui ações educativas e interativas, como rodas de conversa e visitas guiadas para escolas.
João Victor Vitória
Joice Bento
Leticia Gonçalves
Natália de Deus
Tamires Aragão
Betinho Casas Novas
Bruno Itan
Fabricio Sousa
Flávia Costa
Gabriela Conc
Igor Albuquerque
João Victor Vitória
Joice Bento
Leticia Gonçalves
Natália de Deus
Renato Silva
Uendell Vinicius
Vilma Ribeiro
Vitória Gaia
Período: (19/08/2025) a (30/11/2025)
Horário no dia da estreia: 17h às 21h
Horário de visitação: 10h às 18h
Local: Casa Voz Vidigal - Alto do Vidigal ao lado do Mirante do Arvrão
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.