Ônibus intermunicipal foi autuado por campainha do cadeirante inoperanteDivulgação/Detro-RJ

Rio - O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro-RJ) autuou um ônibus, nesta terça-feira (19), durante uma fiscalização de condições de acessibilidade. A ação aconteceu na Central do Brasil e no Terminal Américo Fontenelle, no Centro, em celebração de um ano da campanha "Não Finja que não me viu: Ceda o lugar", por respeito à preferência a assentos nos transportes intermunicipais. 
Os fiscais que verificavam as condições dos ônibus intermunicipais autuaram um coletivo da Auto Viação Jurema, que faz a linha Duque de Caxias - Central. Os agentes constataram que o coletivo estava com a campainha do cadeirante inoperante. No primeiro ano, a campanha ocorreu em locais de grande fluxo de passageiros, como terminais rodoviários e a Central, com distribuição de materiais informativos, palestras e abordagens diretas aos usuários. Ao todo, 16 ações ocorreram em em diferentes regiões do estado.
Segundo o Detro, a campanha busca reforçar a cultura da gentileza nos transportes públicos, incentivando que passageiros cedam lugar a quem tem prioridade por lei. O direito ao uso preferencial em todos os assentos de ônibus e vans intermunicipais é garantido pela Lei Estadual 8.415, contemplando idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência, com crianças de colo e aquelas com mobilidade temporariamente reduzida.

"Nosso objetivo é transformar um simples ato de empatia em hábito. A prioridade no transporte público é um direito, mas também deve ser enxergada como um gesto de respeito e cidadania", afirmou o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado. 
Além desta, o Detro ainda promove as iniciativas "Não Dê Carona ao Assédio", de combate a importunação sexual e a "Todos São Passageiros e Passageiras", voltada à acessibilidade e gratuidade do Vale Social. Em caso de irregularidade ou violência nos transportes intermunicipais, os usuários devem entrar em contato com a ouvidoria do Departamento, pelo Portal OuvERJ, no site www.rj.gov.br/ouverj/
Em retorno ao contato da reportagem do DIA, a Auto Viação Jurema lamentou "os transtornos causados" e explicou que o veículo autuado "foi identificado e passará pelos reparos necessários".