Passageiros enfrentam longa fila na loja da Riocard Mais, na Central do Brasil, nesta terça-feira (19)Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Desde o início do mês de agosto, quando começou a obrigatoriedade do Jaé em transportes municipais, passageiro buscam, com dificuldades de atendimento, conseguir reembolso do dinheiro disponível no cartão Riocard Mais. Na manhã desta terça-feira (19), uma longa fila se formou na loja da Central do Brasil, na região central do Rio.
Ao DIA, usuários reclamaram sobre informações desencontradas em relação a documentação, demora e mau atendimento, além da necessidade de retornar ao local mais de uma vez para conseguir iniciar o processo de ressarcimento.
O técnico em química Thiago Rodrigues, de 33 anos, esteve pela segunda vez na loja da Central para abrir o procedimento que possibilitará o retorno do dinheiro. O homem destacou que, na primeira oportunidade, não recebeu a informação correta sobre quais documentos teria que levar.
"Na primeira vez, um funcionário me passou as informações, mas ficou faltando algumas. Conversando com amigos que vieram e conseguiram trocar, eu perguntei o que eles levaram de diferente e falaram que faltava a carteira de trabalho e um monte de coisas que não me passaram. Hoje, eu trouxe os documentos e pedi a informação se tudo que eu trouxe servia. O rapaz que me atendeu foi super gente boa e disse que estava tudo certo. Da última vez me passaram o básico do básico. O problema é a falta de informação", contou.
O químico destacou que chegou às 9h30 na unidade e, duas horas depois, ainda não havia sido atendido. De acordo com Thiago, apenas três pessoas estavam trabalhando no atendimento ao público. Segundo ele, esse reembolso poderia ser realizado online.
"Acho que poderiam fazer um canal de atendimento para resolver esse problema digitalmente, com pessoas mesmo e não por robótica. E abrissem mais unidades, por exemplo, a Central é muito grande. Poderia ter outra loja que fizesse o mesmo processo", destacou.
As longas filas para o atendimento também vêm atrapalhando a rotina de quem continuará usando o Riocard nos transportes intermunicipais, como trens e barcas. Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, França de Sousa, de 48 anos, trabalha todos os dias em uma farmácia de Coelho da Rocha, em São João de Meriti, ainda na Baixada. Ele esteve na loja da Central nesta terça-feira (19), mas ao ver a quantidade de pessoas esperando, resolveu desistir para não se atrasar no trabalho.
"Vim no dia 1º desse mês porque o meu cartão foi cancelado e eu queria o saldo. Até hoje, não ressarciram o que já tinha. Tive que solicitar outro cartão. Eles me deram o protocolo, mas não tenho êxito nenhum. Me deram cinco dias para isso. Os funcionários com má vontade e atendem as pessoas com ignorância. Demora mais de quatro horas para atendimento e posso chegar atrasado no trabalho. Tem pessoas que eu rendo, as pessoas também tem compromisso, cada empresa tem horário determinado. Agora, tenho que tirar do meu bolso para pagar a minha passagem. Está uma desorganização total", disse.
Segundo a Riocard Mais, o pedido de reembolso deve ser feito presencialmente em uma das lojas e não é necessário pagamento de nenhuma taxa. O prazo para o ressarcimento é de 10 a 15 dias úteis, depois da solicitação e entrega de documentos. Os valores serão depositados diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão. No caso do cartão Expresso, o estorno será possível apenas se o cartão estiver vinculado ao usuário.
No vale-transporte, não é necessário que o colaborador já tenha desligado o Riocard empresarial, mas deve apresentar uma declaração da empresa autorizando e realizar a devolução, uma vez que o ressarcimento só acontece depois do cancelamento (devolução por comodato). Os interessados devem apresentar documentos de identidade e CPF, Carteira de Trabalho, dados bancários para o depósito, com endereço completo e CEP. Outros detalhes podem ser conferidos no site do serviço.
Os usuários que desejam o reembolso podem checar toda a documentação correta pelo site da Riocard, no tópico sobre resgate, antes de comparecerem às lojas. Além disso, é disponibilizado um atendimento virtual com objetivo de sanar dúvidas.
Questionada sobre as reclamações desta terça, a empresa ainda não respondeu. O espaço está aberto para manifestação.
Respostas da Riocard para as dúvidas
- O pedido só pode ser feito na loja?
Riocard: Sim. O pedido de reembolso deve ser feito presencialmente em uma loja Riocard. Dúvidas e primeiros atendimentos podem ser feitos pelos canais virtuais.
- O passageiro recebe em dinheiro ou em uma conta bancária?
Riocard: O valor do saldo será depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão.
- Quanto tempo leva para o ressarcimento após o pedido?
Riocard: O reembolso é feito em um prazo médio de 10 a 15 dias úteis, após a solicitação e entrega dos documentos.
- É paga alguma taxa para o ressarcimento dos valores?
Riocard: Não. Não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para realizar o pedido de reembolso.
- O pedido pode ser feito em cartões VT? Tem que ser após desligamento da empresa ou pode ser feito ainda com vínculo ativo?
Riocard: Sim, o pedido pode ser feito tanto para o cartão VT quanto para o cartão Expresso, desde que o cartão esteja vinculado ao usuário. No caso do cartão VT, não é necessário que o colaborador esteja desligado da empresa. Com a entrada da nova bilhetagem, mesmo permanecendo na empresa, o colaborador pode solicitar o resgate, desde que:
- Apresente uma declaração da empresa autorizando a devolução;
- Realize a devolução do cartão, pois o estorno só é possível após o cancelamento do cartão (devolução por comodato).
- Para o cartão Expresso, o estorno é possível apenas se o cartão estiver vinculado ao usuário.
Documentação necessária para o pedido:
- RG e CPF originais;
- Declaração da empresa autorizando a devolução;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Dados bancários do usuário para depósito, com endereço completo e CEP.
Lojas Riocard Mais no Rio
- Campo Grande: Rua Aurélio Figueiredo, nº15 - Loja 26 A e B - Terminal de Campo Grande;
- Central do Brasil: Praça Cristiano Otoni, s/n° (subsolo) - Centro;
- Carioca: Rua Uruguaiana, nº7 - Centro;
- Méier: Rua Arquias Cordeiro(Terminal Rodoviário Américo Ayres), Méier;
- Siqueira Campos: Rua Tonelero, s/nº, estação de Metrô Siqueira Campos, Copacabana.