BioParque do Rio ficou fechado após mortes de aves por gripe aviáriaErica Martin/Arquivo O Dia

Rio - O BioParque do Rio, na Quinta da Boa Vista, reabrirá as portas nesta quinta-feira (21). O espaço estava fechado desde o dia 30 de julho, quando quatro aves morreram. O parque foi foco de um surto de gripe aviária e reforçou monitoramento com acompanhamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
Com a reabertura, crianças de até 12 anos terão entrada gratuita para ingressos comprados pelo site até o dia 31 de agosto. Além disso, haverá uma festa nos dias 23 e 24 de agosto com atrações circenses e atividades educativas sobre gripe aviária.
No início de julho, o BioParque também ficou fechado durante uma semana por causa da morte de 16 galinhas-d'Angola e três pavões pela doença. Segundo a administração do parque, todos os animais infectados estavam localizados na área da Savana Africana. Casos de transmissão do vírus H5N1 para humanos são raros e não houve registro.
Entre as ações adotadas pelo BioParque estão a realocação preventiva de animais de outros recintos, alterações estruturais de biosseguridade para evitar o contato entre aves residentes e aves silvestres de vida livre, além do reforço dos protocolos de biossegurança para as equipes de manejo, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).