Fábio Júnior e Estrela se casaram neste sábadoÉrica Martin / Agência O Dia
'Felicidade e realização': Mais de 180 casais celebram casamento comunitário na Catedral do Rio
Ação é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça e a Arquidiocese
Rio - A Catedral Metropolitana do Rio, no Centro, recebeu 187 casais para a realização de um casamento comunitário na manhã deste sábado (23). A ação do Tribunal de Justiça (TJRJ) converteu uniões estáveis de pessoas com baixa renda em casamentos civis por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).
A cerimônia acontece na Catedral Metropolitana desde 2015, fruto de uma parceria entre o TJRJ e a Arquidiocese de São Sebastião. O aniversariante Victor Marques, que completou 28 anos neste sábado, recebeu de presente o casamento com a Débora, de 27. Os dois se conheceram no 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II e, após um afastamento, se reencontraram para já engatar um namoro.
"Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo. É uma etapa nova, por mais que a gente já tenha filho. E que tudo venha a prosperar. A gente veio aqui na igreja, tudo certinho, para fazer em conjunto com a comunidade e para melhorar essa intimidade do casal. Conheço ela desde a época de escola, desde pequenininho. A gente se conheceu, ficamos amigos, até nos separamos porque brigávamos muito (risos), mas amizade é assim mesmo. Graças a Deus, reencontrei ela, tivemos esse tempo de aperfeiçoar nosso relacionamento, aprimorar para um namoro e aí tivemos nossa filha Alice, que demonstra tudo que estamos sentindo nesse momento. É o melhor presente do mundo", celebrou Victor.
"Estou muito feliz de estar participando disso. Insisti muito para que a gente viesse e pudesse ter esse momento. Desde o ano passado, Deus colocou no meu coração que eu precisava casar esse ano. Estamos aqui, casando, fazendo isso acontecer. Estou muito feliz e que a gente possa prosperar muito", desejou Débora.
A ação contou com a participação de 12 magistrados voluntários do TJRJ, que celebraram os casamentos; 40 coristas do Coral do Poder Judiciário do Estado, e cerca de 50 servidores colaboradores voluntários do TJRJ e da Catedral. O Senac apoiou a iniciativa com a doação de bolos e disponibilidade dos fotógrafos para registro do dia tão especial para os noivos.
O corretor de imóveis Eduardo Pereira e a vendedora Vanessa Siqueira estão juntos há 17 e têm dois filhos. Neste sábado, eles puderam concretizar o sonho do casamento.
"Foi uma oportunidade muito boa para a gente fazer uma coisa que estamos há 17 anos para fazer (risos). Estamos juntos há 17 anos. É uma vida. Temos dois filhos, um de 21 anos e outro de 11. É muito amor, uma vida juntos que construímos com parceria", destacou Eduardo.
Emocionada, Vanessa acrescentou: "Estou realizando um sonho que eu tinha, de me casar na Igreja Católica e no Civil. Foi concretizado, graças a Deus. É um sentimento de felicidade e realização".
Outro casal que precisou esperar para realizar o sonho do matrimônio foi Maria Sandra, de 47 anos, e o vigilante Francisco, de 51, que estão juntos há 30 anos. "Depois de 30 anos, estou muito feliz em realizar esse casamento. É uma sensação boa, a gente esperou por tanto tempo, está muito bonito na Catedral. Estou feliz, meu filho está aqui também, o outro está chegando… Valeu a pena ter esperado esses 30 anos, deu certo", ressaltou Francisco.
Com 187 casais, a edição deste ano do Casamento Comunitário da Catedral Metropolitana bateu o recorde no número de apaixonados, além de magistrados e voluntários. Mais do que um ato jurídico, o evento representa um momento de celebração coletiva do amor e da dignidade .


















Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.