Diogo Nascimento e a namorada aproveitaram a Feira da Glória neste domingoÉrica Martins/Agência O DIA

Rio - Cariocas e turistas aproveitaram o domingo ensolarado para curtir a tradicional Feira da Glória, na região central do Rio. Com temperaturas máximas de 28ºC e ventos ao longo do dia, frequentadores e comerciantes revelaram que o clima agradável é um grande atrativo para passear pela região, que promove não apenas opções gastronômicas, mas também a venda de itens variados.


Ao DIA, o artista Diogo Nascimento, de 39 anos, que é morador do bairro, contou que, sempre que pode, frequenta o evento acompanhado da namorada.

"É um espaço que a gente já frequenta há um bom tempo, antes até de tomar essa proporção. E a gente tá vivendo esse dia típico de solzinho, de calor, e a Feira da Glória virou um evento tradicional da cidade. Já virou um evento cultural para além do sol. É um espaço de lazer, um lugar de descanso do domingo, de quem trabalha, de quem quer relaxar, ver a rua, mas é claro que o sol sempre ativa a gente a ter um pouco mais de vontade de sair, encontrar as pessoas e curtir a rua", disse.

Diogo disse que a feira o atrai por diversos motivos. "É um pouco de tudo, é um espaço que oferece múltipla função, você pode comer, comprar, fazer a feira do dia a dia, e também encontrar as pessoas, então a gente vem muito por essa junção, por esse mix. Dessas oportunidades de tomar uma bebida gelada, de encontrar também uma cultura, uma comida de uma outra cultura", explicou.

Quem também aproveitou o dia no local foi a assistente administrativa Laryssa Suzano, de 20 anos. "É minha segunda vez e eu gostei bastante, tem bastante coisa diferente pra comer, pra ter uma boa experiência. E o dia hoje estava um pouquinho mais fresco que ontem, com ventinho, foi bem legal", relatou.

As empreendedoras, donas de um atelier, mãe e filha, Erica Salles, 45 anos, e Thais Regina, 26, contaram que o veranico atraiu mais gente neste domingo (24).

"O tempo está bem agradável, está fresco, a feira tá muito movimentada, está com um fluxo muito bom de pessoas e clientes também. Nós iniciamos na mureta da Glória e depois nós chegamos pra Praça Cabral, eu trabalho há três anos em sociedade com minha mãe e há um ano estamos explorando as feiras. Eu percebo que o tempo, quando ele tá mais agradável, as pessoas vêm mais à feira", afirmou Thais.
Thais revelou que a feira, por muita das vezes, é um atrativo para cariocas e turistas que estão passeando pela Praia do Flamengo, para aqueles que praticam atividades físicas na região, e também para o público de diferentes bairros, que se deslocam apenas para conhecer o evento.
Patrimônio histórico
A Feira Livre da Glória foi oficialmente declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 8 de julho. O local oferece grande diversidade de produtos, incluindo comidas e bebidas típicas, artesanato, roupas e objetos de decoração, além de apresentações musicais, como rodas de samba.
Ainda em julho, o prefeito Eduardo Paes transferiu o setor gastronômico da feira, realizada aos domingos no bairro de mesmo nome na Zona Central, para a Praça Paris.