Familiares e vizinhos estiveram na despedida a José dos Santos Fernandes nesta quarta (3)Érica Martin/Agência O Dia

Rio – O corpo de José dos Santos Fernandes, baleado em tiroteio na BR-101 (Niterói-Manilha), foi sepultado na tarde desta quarta-feira (3), no Memorial Parque Nycteroy, no bairro Laranjal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Familiares e vizinhos compareceram à cerimônia e exaltaram o bom convívio com o idoso de 76 anos.
“A gente o conhecia como Compadre Chico, porque era assim que ele chamava todo mundo. Compadre, comadre... Era uma pessoa excelente. Querido e muito conhecido por todos no bairro. Estamos muito tristes com essa situação. Ele vai fazer muita falta. Minha filha está arrasada, porque era vizinha de muro dele”, lamentou Cléo Borges, que mora próximo à residência de Seu José no bairro Jardim Bom Retiro, também em São Gonçalo.
Dona Cléo lembra que Seu José era aposentado e vivia se deslocando entre Jardim Bom Retiro e Jardim Catarina, no mesmo município, onde vivem os filhos e a mulher dele – ela estava em outro bairro devido ao tratamento de uma enfermidade. Foi nesse trajeto, inclusive, que o idoso acabou alvejado.
"O Compadre Chico vinha todo dia de manhã [ao Jardim Bom Retiro], colocava comida para os bichos, cuidava da casa. E à tarde, voltava para acompanhar a mulher dele. Ele estava vindo do Jardim Catarina [quando foi baleado]", acrescentou a vizinha da vítima.
José Fialho, pai de um genro de Seu José, se mostrou emocionado durante o velório: "Era uma pessoa maravilhosa, que todo mundo tinha como amigo. Éramos muito bem recebidos na casa dele. É difícil falar dele nesse momento. Vai fazer muita falta".
O crime
A Polícia Militar informou que agentes do 7º BPM (São Gonçalo) realizavam uma operação no Jardim Catarina, nesta terça-feira (2), quando criminosos, em retaliação, atiraram em direção à BR-101, via de grande circulação de veículos e principal rota para moradores de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí. O objetivo da ação policial, de acordo com a corporação, era reprimir a movimentação de criminosos na localidade.
Seu José chegou a ser socorrido pelo próprio motorista do coletivo, que o levou até a UPA de Manilha, mas não resistiu aos ferimentos. Na ocasião, uma mulher que estava em um carro de aplicativo também foi atingida na perna. Ela precisou ser levada para o Hospital de Icaraí, em Niterói, e seu estado de saúde é considerado estável.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) investiga a morte de Seu José. A Polícia Civil divulgou que realiza diligências para apurar as circunstâncias e a autoria do crime.
*Colaborou Érica Martin