Rio - Tutores de cães e gatos da Zona Norte poderão levar seus animaizinhos para tomar a vacina contra a raiva de forma gratuita neste sábado (6). Promovida pela Prefeitura do Rio, a segunda fase da campanha acontecerá em 160 postos, das 9h às 17h, cujos endereços podem ser encontrados no site protecaoanimal.prefeitura.rio.
“A raiva é uma doença grave e fatal. E também é transmitida aos seres humanos. Mas você pode proteger seu pet e toda a cidade com um simples gesto: vacinar seu cão ou gato, a partir de 3 meses de idade. Não deixe de dar a dose de amor ao seu melhor amigo”, apela o secretário municipal de de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
Nesta segunda fase da vacinação, a campanha atenderá os bairros de Ramos, Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Vigário Geral, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Inhaúma, Engenho da Rainha, Higienópolis, Tomás Coelho, Jacarezinho, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, Piedade, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre e Colégio.
Ao todo, serão cinco etapas até novembro. Os próximos bairros e datas serão divulgados em breve. A primeira fase da campanha de vacinação de 2025 aconteceu no dia 16 de agosto, na Zona Sul, Ilha do Governador e Centro. Ao todo, mais de 60 mil animais foram imunizados, o que representa um aumento de 33% em relação ano ano passado.
O último caso de raiva no município do Rio foi registrado em 1995, mas um cachorro foi diagnosticado com a doença em Belford Roxo, em 2021. “Para que a doença continue controlada é indispensável que os tutores levem seus pets para vacinar. Precisamos lembrar que a raiva mata animais e seres humanos. A vacina é uma dose de amor”, diz Luiz Ramos Filho.
Confira as orientações para a vacinação
- Não serão vacinados animais: com menos de 3 meses de idade, gestantes ou que estiverem doentes no dia da campanha; - Não há idade máxima; - Serão vacinados cães e gatos de todos os tamanhos e pesos; - Animais agressivos deve ir ao posto de focinheira e na guia; - Pede-se que, preferencialmente, gatos sejam levados em caixa de transporte, para evitar fugas; - Mantenha uma distância segura na fila para evitar brigas entre os animais; - É importante levar a carteira de vacinação do pet; - O animal deve ser conduzido por uma pessoa maior de idade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.