Um dos adolescentes morreu baleado próximo a um quiosque do posto 12Rede Social

Rio - Um tiroteio na Praia do Recreio, na altura do posto 12, na Zona Sudoeste*, deixou um adolescente de 16 anos morto e outro, de 15, gravemente ferido, na noite desta terça-feira (9). Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ouvir a intensidade dos disparos.
De acordo com a Polícia Militar, equipes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) encontraram a primeira vítimas já sem vida. O mais novo foi encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. Até o momento, não há atualizações sobre o estado de saúde dele.
Segundo testemunhas, os meninos jogavam bola no local quando homens armados passaram atirando. Em seguida, os bandidos teriam fugido para a comunidade do Terreirão, onde mais uma morte foi registrada. A vítima é Cauã Vinicius Gomes Silva, de 22 anos.
Na manhã desta quarta (10), uma equipe do DIA esteve na orla da praia e constatou que o Quiosque do Quid ficou com diversas marcas de tiros. A reportagem, o proprietário Júlio César Pereira, de 42 anos, revelou que soube do caso pelos jornais e que encontrou parte do espaço danificada.
"Chegando aqui, eu vi que estava tudo quebrado. Mais dez disparos pegaram no quiosque, tivemos um prejuízo de vidros quebrados, alguns alimentos também foram atingidos e tal, mas nada se compara com a dor das famílias", contou.
Júlio não conhecia os adolescentes, mas comentou sobre a insegurança na região e o horário de funcionamento. O estabelecimento já estava fechado no momento dos tiros.
"Na parte da manhã você ainda vê ainda bastante polícia aqui. Agora, ao entardecer você não vê mais ninguém. Nós somos um quiosque da igreja católica, especificamente, então a gente não trabalha nem com bebida alcoólica, nem com cigarro. O que nos leva também a não estender muito nosso horário. Nos períodos sem ser verão a gente fecha às 17h e durante o verão às 21h", explicou.
Os locais precisaram ser preservados para perícia. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga se as mortes estão relacionadas. Diligências estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.
*O Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, que antes faziam parte da Zona Oeste, agora passam a ser reconhecido como Zona Sudoeste, após decreto publicado pela Prefeitura em 9 de setembro de 2025. Os demais bairros integrados a mesma região são: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.