Aves estavam em caixas no porta-malas do carroDivulgação

Rio - Mais de mil aves silvestres foram resgatadas em um carro na BR-040, em Petrópolis, na Região Serrana, na madrugada desta quarta-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 180 pássaros morreram e 80 estavam feridos.
O carro foi abordado por agentes da PRF na BR-040. Durante a fiscalização, os policiais perceberam um barulho estranho e pediram que o condutor abrisse o porta-malas. No local, foram encontradas 12 caixas de madeira grandes e 10 caixas de papelão menores contendo aves silvestres de diversas espécies.
No total, foram contabilizadas 1.080 aves silvestres, sendo: 820 aves para soltura (um tiê-sangue, 18 canários, sete trinca-ferros, 40 tico-ticos e 754 coleiros), 180 aves mortas (176 coleiros, um trinca-ferro e três tico-ticos) e 80 aves feridas.
O motorista, de 49 anos, disse que iniciou viagem em Barbacena (MG) e que entregaria os pássaros no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Aos agentes, ele confessou que receberia certa quantia pelo transporte. O homem foi detido.
A ação, o maior resgate de aves silvestres pela PRF no Rio nos últimos anos, contou com o apoio da Delegacia do Meio Ambiente (DMA-PF) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA-PC). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Petrópolis e, posteriormente, transferida para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Os pássaros foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/APA Petrópolis) para tratamento e posterior soltura.