Evento promove o respeito e a harmonia entre todas as religiõesDivulgação / Expo Religião
Idealizado pela jornalista Luzia Lacerda, o evento celebra a diversidade e pretende desconstruir, através da troca de conhecimento, estigmas e preconceitos, além de combater o racismo religioso.
Ao DIA, a Luzia diz que é movida pelos ideais de diversas religiões no seu dia a dia. “Na minha vida levo um pouquinho dos ensinamentos de cada uma. Aprendi muitas coisas as conhecendo, principalmente na área da saúde, com os indígenas, budistas, hare krishnas e xamãs”, diz Luzia, que é católica.
A 1ª edição ocorreu em 2011 e debateu a religiosidade nos âmbitos do trabalho, carnaval, judiciário e educação. “Naquela época, participaram nove religiões, hoje temos 32. Muitas delas procuraram a gente e todas foram muito bem recebidas”, recorda Luzia.
Com o passar do tempo, o encontro ganhou outra dimensão, como explica a jornalista: “Durante esses 15 anos, entendemos pela demanda que não poderíamos apenas fazer seminários, por isso temos exposições em que os participantes podem conhecer a história básica de cada religião, além de rodas de conversa para desconstruir esse monte de fake news religioso."
A novidade dessa edição é a prática de yoga durante as manhãs, sob a condução de hare krishnas. Outro destaque será a presença do cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que ganhará uma homenagem no domingo.
O público também poderá fazer massoterapia e meditação, além de se consultar com ciganas, tarólogas e construir mapa astral. Haverá ainda espaço para debates e workshops.
A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19), às 13h. O Lagoon fica na Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa. O evento também acontece no sábado e no domingo, das 10h às 19h. A programação completa está disponível no site oficial.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.