Mulheres participam de oficina gratuita de artesanato e crochê na região da LeopoldinaEliane Carvalho
Iniciativa promove oficinas de empreendedorismo para mulheres na Leopoldina
Atividades acontecem de segunda a sexta na Casa+ Manguinhos, em Benfica
Rio - Moradoras da região da Leopoldina, na Zona Norte, participaram, nesta quinta-feira (25), de oficinas gratuitas voltadas para empreendedorismo e capacitação na Casa Mulher+ Manguinhos.
Desde a inauguração, em outubro de 2024, a iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher já cadastrou 230 mulheres e realizou mais de 1.100 atendimentos. Só as oficinas de artesanato contabilizaram 643 presenças entre janeiro e agosto de 2025.
Entre as participantes está Maria José Alves dos Santos, 66, moradora da comunidade do Mandela, que disse ter encontrado um espaço de aprendizado.
“Eu já aprendi a fazer correntinha, ponto baixo, ponto alto e hoje estou confeccionando uma touca. Quando saio daqui, volto para casa com outro ânimo. A tristeza e a angústia diminuem muito.”
Já Maria Aparecida Santos, a Cida, de 59 anos e moradora do Arará, sempre quis aprender crochê, e, hoje, não só produz como comercializa algumas de suas peças.
"Chorei quando vi uma menina usando a peça que fiz com minhas próprias mãos. Para muitos pode parecer simples, mas para mim foi a concretização de um sonho de infância” expressa Cida, com emoção.
Outra atividade muito procurada são as de empreendedorismo, que registraram 308 participações. Nelas, as participantes aprendem como usar as redes sociais para impulsionar os negócios, além de técnicas básicas de venda e mapeamento de tendências do mercado.
Há ainda mentorias, como "Falar é um Ato de Coragem" e "Eu importo, eu existo", que trabalham a autoconfiança das mulheres.
A pedagoga Alice Braga, que coordena alguns enconstros na Casa, reforça que cada história revela o alcance do projeto.
“Quando uma mulher como a Cida ou a Maria descobre seu potencial, isso gera impacto direto não só na vida dela, mas também da família e da comunidade.”
As oficinas de crochê são realizadas semanalmente às quintas (nível iniciante) e sextas-feiras (avançado), sempre das 10h às 12h e das 13h às 15h, respectivamente. As ações fazem parte de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o programa Cidade Integrada.
Para informações, basta visitar o local, na Avenida Dom Helder Câmara, 1.184, Benfica.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.