Em sua 7ª edição, Movimento Rio em Frente contará com a participação dos assessores da Presidência da Fecomércio RJ e de especialistas convidados nos painéisArquivo O Dia

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro a partir da inovação, competitividade, turismo, sustentabilidade, educação e cultura, a 7ª edição do Movimento Rio em Frente acontece nos dias 1º e 2 de outubro, na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo, das 10h às 17h.
Apresentado pela Fecomércio RJ e realizado pelo jornal O DIA, o encontro contará com a participação dos assessores da Presidência da instituição e de especialistas convidados, que vão debater caminhos e ações capazes de fortalecer a competitividade do Estado e melhorar o ambiente de negócios.
“O Movimento Rio em Frente representa um marco na construção coletiva de soluções para os desafios e oportunidades do nosso Estado. Desde sua criação, em 2019, tornou-se um espaço estratégico de diálogo, reunindo empresários, especialistas e representantes do Poder Público em torno de temas essenciais como inovação, turismo, sustentabilidade, educação e cultura. Ao chegar à 7ª edição, o Movimento reafirma sua importância como instrumento de reflexão e proposição, projetando caminhos para fortalecer a competitividade e contribuir para o desenvolvimento do Rio de Janeiro nos próximos anos”, destacou Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
O vice-presidente do Grupo O Dia, Marcos Rezende, também ressaltou a relevância da iniciativa:
“O Movimento Rio em Frente é uma oportunidade que O Dia, como um veículo importante para o Rio de Janeiro, tem para apresentar caminhos possíveis para o desenvolvimento de diversas áreas essenciais para a população. Esse é um dos papéis da imprensa e um compromisso do jornal, que realiza o evento apresentado pela Fecomércio RJ.”

Diálogos sobre o amanhã
Assim como em edições anteriores, o Movimento Rio em Frente terá painéis dedicados a temas contemporâneos que impactam a população fluminense e o setor produtivo. Questões como turismo e negócios, educação e inovação, trabalho e competitividade, ESG e sociedade, ambiente econômico e tributário estarão em pauta, sempre com foco em soluções estratégicas que contribuam para o futuro do Rio.
Todos os debates terão mediação do jornalista George Vidor e serão transmitidos em tempo real, ampliando o alcance do evento por meio das plataformas digitais: YouTube (O Dia Online) e Facebook (Jornal O Dia).
A iniciativa deve reunir, presencial e virtualmente, um público formado por empresários, lideranças de classe, representantes do Poder Público, acadêmicos, jornalistas e estudantes, consolidando-se como um espaço de reflexão plural e prática.
Contribuindo com o Rio
Criado em 2019, o Movimento Rio em Frente é um espaço de debate estratégico e propositivo. Ao longo dos anos, empresários, especialistas e o Poder Público vêm debatendo caminhos para o futuro do Rio de Janeiro, apresentando soluções em diversas áreas.
A edição inaugural do Rio em Frente abriu diálogos sobre competitividade, turismo e o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Em 2020, o encontro focou nas eleições municipais, promovendo entrevistas com os candidatos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, em meio aos impactos da pandemia de covid-19, os debates focaram em infraestrutura e ambiente de negócios. A quarta edição, realizada em 2022, continuou o debate sobre a recuperação econômica pós-pandemia, com painéis sobre o papel do turismo como motor de crescimento do Estado.
Sempre conectado aos temas mais relevantes do momento para a sociedade, o Movimento Rio em Frente discutiu a Reforma Tributária em sua quinta edição, focando os impactos das mudanças para o setor de Serviços.
No ano passado, novamente os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro apresentaram suas propostas. Durante o evento, os participantes receberam a Agenda Institucional da Fecomércio RJ.

Quem são os assessores da Presidência da Fecomércio RJ
Especialistas qualificados que analisam e contribuem com soluções estratégicas para os desafios do setor

- André Meira – Integridade e Compliance
Responsável pela implantação do Programa de Integridade do Sistema Fecomércio.
- Bruno Dubeux – ESG e Sustentabilidade
Responsável por temas ligados à governança, responsabilidade social, meio ambiente e escuta ativa da sociedade.
- Carlos Américo – Negociação Coletiva e Relações Trabalhistas
Advogado trabalhista especializado em Direito Coletivo do Trabalho e Relações Sindicais. Atua na parte de consultoria jurídica estratégica de grandes empresas e entidades empresariais, com foco em negociação coletiva, estruturação de acordos e soluções que aliam segurança jurídica e competitividade empresarial.
- Delmo Pinho – Logística e Infraestrutura
Ex-secretário de Transportes, traz experiência em logística, transporte e infraestrutura estratégica para o Rio.
- Gilberto Alvarenga – Advogado e Mestre em Ciências Contábeis
Atua como Consultor Tributário da Fecomércio RJ.
- Guilherme Mercês - Economia e Desenvolvimento
Economista, consultor da Fecomércio RJ e ex-Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. É coautor de dois livros sobre a economia brasileira e referência em economia fluminense.
- Jacqueline Lippi – Relações Sindicais
Atua em negociações coletivas e temas relacionados à modernização das relações de trabalho.
- Jorge Ávila – Educação e Inovação
Professor da Unirio e ex-presidente do INPI, especialista em inovação e propriedade intelectual, com foco na educação continuada e impacto da Inteligência Artificial.
- Marcelo Campos – Cultura e Inclusão Social
Especialista em cultura e economia criativa, trabalha na integração entre comércio, arte e inclusão social.
- Otávio Leite – Turismo e Negócios
Ex-secretário de Turismo, com ampla atuação no setor, discute estratégias de atração de turistas e fortalecimento do consumo no Estado.
- Patricia Alemany - Segurança
Delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo).