Drones vão sobrevoar avenidas como Atlântica, Nossa Senhora de Copacabana e Princesa IsabelArquivo

A partir deste sábado (27), a Prefeitura do Rio passará a usar drones para monitorar a movimentação de banhistas nos horários de pico de saída da Praia de Copacabana, na Zona Sul, durante os finais de semana.

Os equipamentos vão sobrevoar avenidas como Atlântica, Nossa Senhora de Copacabana e Princesa Isabel, consideradas as principais rotas de saída e com maior fluxo.

Os drones vão reforçar o monitoramento da região juntamente com as outras 143 câmeras já instaladas na orla da praia, assim ajudando os órgãos municipais e às forças de segurança que atuam na operação verão.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), "o objetivo é levar informações visuais que podem ajudar, por exemplo, na decisão de remanejamento de efetivos pelo bairro".

Outras medidas de segurança também serão tomadas, como os pontos de ônibus que terão atenção redobrada. Além disso, um mapa da Secretaria Municipal de Transportes com informações do GPS dos coletivos também ficará exposto no videowall do COR, que vai permitir monitorar em tempo real o deslocamento das linhas que passam por Copacabana.
Tumulto em Copacabana
No fim da tarde do último domingo (21), uma equipe do DIA flagrou vários roubos na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Um ônibus da linha 426 - Usina x Jardim de Alah (via Túnel Santa Bárbara), chegou a ser abordado por agentes da Guarda Municipal. No entanto, a maioria dos suspeitos teria saído correndo ao descer do coletivo.

Em mais registros divulgados na rede social, a linha 433, por exemplo, que faz o trajeto Vila Isabel x Copacabana, aparece sendo invadida por diversos adolescentes, assim como a 474 (Jacaré x Copacabana).