A Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) se uniu à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e a Suderj para abraçar a causa da doação de órgãos. Para trazer mais visibilidade ao tema, minutos antes da partida entre Fluminense e Atlético-MG, neste sábado (4), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, foi exibida no gramado uma faixa com os dizeres 'A vida continua através da solidariedade. Doe órgãos, doe vida'.
A ação, promovida pelo Governo do Estado, busca incentivar e conscientizar para a doação de órgãos, já que o Brasil registrou neste ano 15 mil transplantes e cerca de 45% das famílias brasileiras ainda recusam a doação.
"Doar órgãos é permitir a continuidade da vida. Precisamos cada vez mais conscientizar a população em todos os lugares para este gesto que salva o próximo", disse Marcos Santos, presidente da Suderj.
Já Caroline Alves, presidente da Faperj, já passou por um transplante de fígado e expressou a importância da ação.
"Levar essa mensagem ao Maracanã, um dos maiores símbolos do Rio e do Brasil, é uma forma poderosa de sensibilizar milhares de pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Embora o Setembro Verde tenha sido o mês dedicado a essa causa, é fundamental lembrar que a conscientização deva acontecer durante todo o ano. A ciência e a vida caminham juntas e ações como esta ajudam no recomeço de muitas histórias. Assim como eu recebi o 'sim' de uma família em um momento de dor, outras pessoas também podem ter essa chance. Seja um doador e ajude a salvar vidas", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.