São Francisco de Assis é o padroeiro dos animaisÉrica Martin / Agência O Dia

Rio – Fiéis levaram seus bichos de estimação a paróquias do Rio para receberem bênçãos em celebração ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, comemorado neste sábado (4). A cerimônia na igreja dedicada ao santo, em Rio Comprido, Zona Norte, contou a presença de dezenas de pets acompanhados dos seus donos.
Uma das tutoras é a advogada Fátima Alves, de 48 anos. Moradora do Flamengo, Zona Sul, ela compareceu ao local com as suas cadelas Gaya, Pink e Kali, e contou sobre a felicidade em participar do evento.
"A gente vai todo ano receber a bênção do padre. É muito bacana chegar lá e ver um monte de bichinho recebendo bênção, porque a gente tem fé que São Francisco de Assis realmente é o protetor dos nossos bichinhos", disse.
Na visão de Fátima, a importância da data é o reforço à fé na proteção dos animais. "Os bichinhos fazem muita coisa de bom para a gente, nos trazem muita alegria. Ajudam as pessoas a sair da depressão, então a gente sempre pede proteção a eles, que São Francisco sempre olhe por eles, porque o que for bom para o nosso bichinho é bom para a gente também", afirmou.
A bênção aos animais acontece ao longo do dia na igreja, que também está promovendo missas desde a manhã. Quem também marcou presença foi a professora e moradora do Maracanã Cristiane Freitas, 56, acompanhada de sua cachorra, Antonieta. "O evento, graças a Deus, está como todo ano. Agradável, o pessoal bem receptivo, os cachorrinhos assistindo à missa", contou.
"A gente vem agradecer à saúde dos cachorros, prestigiar o santo, que é o protetor dos animais, e pedir a bênção para todo mundo."
Celebrações pela cidade
As celebrações em homenagem ao padroeiro dos animais também vão mobilizar donos de pets na Festa de Solidariedade de Grajaú, Zona Norte, neste fim de semana. No sábado (4), o evento acontece das 14h às 21h, com a bênção dos animais programadas das 15h às 16h. Em seguida, haverá a Santa Missa, às 17h, e depois, um show da banda A Conexão 80, às 18h30.
Por causa da festa, ruas da região estão interditadas desde o meio-dia de sábado e serão liberadas às 22h deste domingo (5). São elas: o entono da Praça Edmundo Rego, a Avenida Engenheiro Richard, no trecho entre a Rua Mearim e a Rua Canavieiras, e a Avenida Júlio Furtado, no trecho entre a Rua Araxá e a Rua Itabaiana.
Já a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, recebe celebrações em homenagem a São Francisco de Assis, com bênção aos pets, em cerimônia realizada na Praça Nossa Senhora da Paz.
Sobre o santo
Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Conhecido por sua admiração pela natureza e os animais, ele foi criado em uma família rica, mas renunciou à herança para viver na pobreza e em dedicação a Deus, e fundou a Ordem dos Frades Menores (OFM). Foi canonizado em 16 de julho de 1228, dois anos após sua morte, pelo Papa Gregório IX.