Acompanhado de assistentes sociais, um grupo esteve no Pão de AçúcarGil Soares/SEDSODH
O subsecretário de Gestão do SUAS, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, Felippe Souza, ressalta que, apesar dos bons resultados, e dos mais de 13 milhões de reais investidos neste programa, o desafio para mudar esse cenário requer uma constante evolução dos serviços ofertados na área.
"Estamos falando de pessoas, de sonhos e direitos. Não podemos tratá-las como estatísticas. É preciso uma outra abordagem, uma mudança de paradigma. Romper com a lógica da invisibilidade e da indiferença. Por isso, estamos buscando novos investimentos e orçamentos que contemplem uma política pública realmente eficaz para essa população que não pode ser esquecida ou deixada à margem da sociedade. Não se trata apenas de sermos justos. É garantirmos direitos previstos na nossa Constituição. Por isso, estamos reordenando o Hotel Acolhedor e transformando em Casas de Passagem, que irão garantir uma melhor reinserção social do público, hoje, atendido por nós, afirma.
O Governo do Estado entregará, até o fim do ano, duas Casas de Passagem. O sistema garante oferta de atendimento integral com estadia, convívio e endereço de referência para acomodar, com privacidade, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. As estruturas são preparadas para serem acolhedoras, de forma a não estigmatizar ou segregar o assistido, com capacidade para atender até 50 pessoas por unidade.
"As Casas de Passagem são unidades para acolhimento e proteção de indivíduos afastados do núcleo familiar, bem como para famílias que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. É a porta de entrada pela qual a equipe multidisciplinar especializada em diagnóstico irá analisar a situação de cada pessoa. E irá garantir segurança, igualdade e condições de acesso. Esse passo é fundamental para a reinserção social que estamos buscando", destacou.
Em reunião da Frente Parlamentar pela Humanização e Atenção dos Atendimentos e Serviços Públicos em Geral, na Assembleia Legislativa do Rio, o subsecretário do SUAS detalhou essas ações do Estado e destacou as políticas públicas implementadas para enfrentar a desigualdade e a discriminação.
"Estamos atuando em diferentes frentes. Até o fim do ano, será inaugurado o Hotel do Povo. Um equipamento público do Governo do Rio, localizado na Central do Brasil, destinado a acolher a população em situação de rua ou vulnerabilidade social, oferecendo pernoite e um programa de reinserção social e laboral. Um prédio que estava fechado desde 2016, e está sendo reabilitado para oferecer segurança e dignidade, juntamente com apoio para a obtenção de documentação e oportunidades de emprego" , pontuou Felippe Souza. O Governo do Estado está investindo mais de 21 milhões de reais na revitalização do Hotel do Povo que garantirá mais de duzentas vagas para pernoite.
Os hóspedes do Hotel Acolhedor e os assistidos da Casa de Passagem estão sendo beneficiados pelo projeto Cultura do Pertencimento. O acesso à cultura e ao lazer são de suma importância para o processo de inclusão social, principalmente, em um lugar significativo que pessoas em situação de vulnerabilidade social não teriam acesso normalmente.






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.