Silvio Barbosa autografa cópia do livro 'Super Rádio Tupi: 90 Anos de História, Inovação e Emoção'Divulgação

Rio – Os 90 anos de história da Super Rádio Tupi foram celebrados com o lançamento de um livro que reúne os principais detalhes da história da emissora. "Super Rádio Tupi: 90 Anos de História, Inovação e Emoção", escrito pelo radialista e pesquisador Silvio Barbosa, explica como a emissora cresceu e se desenvolveu junto com acontecimentos sociais e políticos da sociedade brasileira, com destaques para seus locutores e programas que marcaram muitas gerações.
Ao DIA, Silvio dá detalhes sobre a produção do livro e destaca a importância da rádio para os cariocas. "A Tupi tem um valor histórico muito grande. Ela é a emissora mais antiga e ainda em atividade no país. São nove décadas acompanhando as transformações políticas, sociais e econômicas do Brasil. No livro, você fica sabendo quais foram momentos históricos na rádio, como por exemplo o final da Segunda Guerra Mundial, que foi anunciado pela Rádio Tupi."
Ao longo de seus 10 capítulos, o livro aborda desde a criação da Tupi, em 1935, passando pela evolução ao longo das décadas, as criações dos programas que marcaram época até o impacto da era digital na emissora, além de outros temas e detalhes sobre os seus principais comunicadores.
"Os nomes atuais do livro são todos que participaram da Rádio Tupi. A gente fala sobre a vida de cada um, o programa de cada um. O Clóvis Monteiro, por exemplo, foi um dos comunicadores que mais me ajudou nessa pesquisa. Inclusive, ele é o autor do prefácio. Além dele, tem o Francisco Barbosa, Mário Belisário, Heleno Rotay, Sidney Rezende... Basicamente todos os comunicadores da Rádio Tupi. Um ou outro não participou da pesquisa, mas a maioria, uns oitenta por cento participaram e estão contemplados nesse meu livro, que deu tanto resultado", afirma.
O lançamento aconteceu no dia 25 de setembro, em evento na Confeitaria Colombo, no Centro do Rio, com sessão de autógrafos e a presença de nomes ilustres da emissora.
Programas históricos
A obra tem um capítulo especial para o "Patrulha da Cidade", no ar desde 1960 e considerado o programa mais bem-sucedido da Tupi que transforma, com linguagem popular, o noticiário policial carioca em histórias interpretadas por rádio atores.
"O programa tem mais de sessenta anos, é um dos mais longevos da rádio brasileira e contempla várias equipes durante esse período. Ele foi apresentado por Samuel Correia, Juarez Getirana... Foram comunicadores mais populares do rádio naquela época, também passando por Paulo Lopes, Coelho Lima, David Rangel, e hoje, é apresentado por Mário Berisário e Garcia Duarte. Mas são equipes, períodos diferentes", detalha Silvio.
O autor da obra também exalta programas mais antigos que tiveram muito sucesso. "Eu também falo sobre a Turma da Maré Mansa, que os mais novos, hoje, não sabem o que é. Foi um programa humorístico que teve um grande sucesso no rádio brasileiro."
Outra seção do livro com destaque é a que detalha o esporte, com perfis de locutores como Luiz Penido, José Carlos Araújo, o Garotinho, Washington Rodrigues e Gilson Ricardo.
Leitura interativa
Um dos grandes diferenciais da obra é a possibilidade do leitor escutar as transmissões antigas e marcantes. A publicação disponibiliza QR Codes, que após serem escaneados com a câmera do celular, dão acesso a áudios de programas e entrevistas exclusivas.
"É o primeiro livro interativo sobre história da rádio brasileira. Além de ler, você viaja no tempo, com os programas que a Rádio Tupi realizava desde a década de 1930 para cá", exalta Silvio.
Trabalho de pesquisa
O autor explicou que o livro é fruto da sua pesquisa de doutorado pela Coppe/UFRJ. "Como eu tinha muitas informações da Rádio Tupi, como radialista, eu quis eternizar isso para as futuras gerações, para que elas possam ver e ouvir o que a rádio mais popular do Brasil fez nessas nove décadas, porque na verdade, ele vai ficar para a posteridade. A população do futuro, pesquisadores, ouvintes, até pessoas apaixonadas pelo rádio de um modo geral", completa.
Silvio também contou sobre a sua trajetória na comunicação. "Eu iniciei no rádio na década de 1970, na Rádio Globo, do Rio. Fiquei lá durante dez anos. Trabalhei com alguns dos maiores locutores do rádio brasileiro, como Haroldo de Andrade, Waldir Vieira, Paulo Giovanni. Logo depois que eu saí de lá em 1983, 1984, fui para a Rádio Tupi, trabalhar, inclusive, com o Antônio Carlos, esse comunicador que é um ícone na comunicação do Rio. Fiquei com ele lá algum tempo, mas depois, saí e fui fazer meus trabalhos acadêmicos", disse.
O livro "Super Rádio Tupi: 90 Anos de História, Inovação e Emoção" está disponível para venda com entrega em todo o Brasil neste site ou pelo WhatsApp do autor: (21) 99932-7771.