Projeto de lei prevê sistema digital para cobrança de estacionamentoTomaz Silva/Agência Brasil
A proposta, de autoria do vereador Marcelo Diniz (PSD), prevê fiscalização e cobrança do uso das vagas por sistema digital, utilizando o reconhecimento de placas por câmeras, o uso da localização do veículo por GPS e a possibilidade de pagamento remoto. O projeto, no entanto, não descarta a manutenção dos parquímetros e talões, que poderão funcionar de forma complementar.
Segundo Diniz, o objetivo é acabar com a prática de extorsão cometida por flanelinhas contra motoristas, principalmente em áreas de grande movimento.
A nova forma de cobrança poderá ser explorada diretamente pela prefeitura, por empresas públicas ou por meio de concessão à iniciativa privada. O valor arrecadado com a utilização das vagas deverá financiar a própria operação do sistema.
Além do controle digital, o projeto determina que o Poder Executivo mantenha fiscalização presencial para coibir a presença de guardadores irregulares nas áreas regulamentadas. De acordo com Diniz, até o sindicato dos guardadores de carros vê a medida com bons olhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.