Quadrilha especializada em divulgação de fake news eleitoral é alvo de ação da PF
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio e em Angra dos Reis para combater a disseminação de informações falsas contra um candidato à prefeitura da cidade da Costa Verde
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio e em Angra dos Reis para combater a disseminação de informações falsas sobre campanha eleitoral - Divulgação
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio e em Angra dos Reis para combater a disseminação de informações falsas sobre campanha eleitoral Divulgação
Rio - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação para desarticular uma associação criminosa suspeita de disseminar informações falsas contra um candidato à prefeitura de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.
Os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão, quatro no Centro de Angra dos Reis e um no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As medidas foram expedidas pelo Juízo das Garantias da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro.
Durante as busca, foram apreendidos celulares e documentos dos investigados, que serão submetidos à perícia técnica para dar continuidade às investigações.
A investigação que culminou na ação de hoje, batizada de Operação Veritate, teve início após a prisão em flagrante de um homem que produzia e divulgava vídeos com conteúdo falso com o objetivo de difamar um dos candidatos ao pleito municipal de 2024.
Segundo a PF, ele chegou a exigir pagamento em dinheiro para cessar as publicações. A partir dessa prisão, os investigadores identificaram indícios de que outras pessoas participavam da difusão coordenada de desinformação eleitoral.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, divulgação de informações eleitorais falsas e difamação eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.