Fachada da Desarme responsável pela operação contra falsificação de registros de armas no RJ Erica Martin / Agência O Dia

Rio - A Polícia Civil realiza, na manhã desta terça-feira (4), em Maricá e São Gonçalo, na região metropolitana do estado, uma operação para desarticular esquema de falsificação de certificados de registro de armas de fogo. Até o momento, um homem foi preso em flagrante por uso de documento falso.
Outro alvo da investigação possui extensa ficha criminal, com antecedentes por homicídio, porte ilegal de arma, extorsão e receptação.

As equipes da Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Desarme) cumpriram mandados de busca e apreensão em vários endereços. Segundo a polícia, os locais podem ter sido usados para guardar armas e documentos fraudulentos.

A investigação começou após o setor de fiscalização do Exército identificar possíveis irregularidades e comunicar a Polícia Civil. Ao verificar os registros, os agentes constataram que os certificados apresentados não existiam no sistema oficial, confirmando a falsificação.
O documento, chamado de CRAF, é emitido pelo Exército e obrigatório para que uma arma esteja devidamente registrada.

O objetivo da operação é apreender armas, documentos falsificados e celulares que ajudem a identificar outros envolvidos no esquema e esclarecer toda a cadeia de falsificação. A Polícia Civil informou que as diligências continuam e novas prisões não estão descartadas.