Carlo Faccio, diretor executivo do Instituto Combustível Legal e João Pires, secretário municipal de Proteção e Defesa do ConsumidorDivulgação

Rio - O Procon Carioca firmou, nesta terça-feira (4), um acordo com o Instituto Combustível Legal (ICL) para ampliar a fiscalização da qualidade dos combustíveis vendidos no Rio. A iniciativa prevê o uso do veículo "Cliente Misterioso", equipado com tanque especial para coleta e análise de amostras diretamente nos postos.

Com este sistema, será possível identificar adulterações de gasolina, etanol e diesel de forma técnica e sigilosa. O carro será utilizado em ações conjuntas do Procon com o ICL, sem custo adicional para o município.

O convênio também prevê o compartilhamento de dados e laudos para embasar eventuais autuações, além de treinamentos para os fiscais e ações educativas voltadas a consumidores e revendedores.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, João Pires, a parceria deve tornar as operações mais rápidas e precisas. 
"O uso do carro com tanque especial representa um salto de qualidade nas nossas operações. Com tecnologia, inteligência e parceria, vamos intensificar o combate às fraudes e proteger o cidadão carioca de combustíveis adulterados, que prejudicam não apenas o bolso, mas também o meio ambiente e a segurança de todos", disse o secretário.