Príncipe William posou ao lado da estudante Giovanna Lima, de 13 anosArquivo pessoal

Rio - Um final feliz digno de conto de fadas para a estudante Giovanna Lima Castro, de 13 anos. Em meio a centenas de admiradores que aguardavam um aceno do herdeiro do trono britânico em frente ao Museu do Amanhã, a jovem foi notada pelo príncipe William na noite desta quarta-feira (5). Foram cerca de sete horas de espera, na expectativa de dar um abraço e entregar um desenho realista do rosto de William ao lado da mulher, Kate Middleton.
O DIA acompanhou a saga desde o início. Giovanna e o pai, Henrique Castro, de 46 anos, saíram de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, e chegaram cedo ao Rio especialmente para tentar o encontro. O primeiro contato, tímido e discreto, aconteceu por volta das 13h, quando o príncipe chegou ao Museu para visitar o local que sediou a cerimônia do Prêmio Earthshot, iniciativa criada por ele para reconhecer soluções inovadoras para a preservação do planeta.

Henrique conta que, nesse momento inicial, William chegou a ver o desenho de longe e acenou para a menina. Poucas horas depois, um integrante da equipe do príncipe foi até o lado externo do espaço à procura da estudante. "O pessoal da produção veio até a gente e disse que ele queria ver a Giovanna e falar com ela", lembra o pai.

Por volta das 19h, William retornou à entrada do Museu do Amanhã e foi ao encontro da jovem artista. "Quando ele viu a Giovanna foi incrível. Tinha mais de 100 pessoas nas grades, e ele só acenava para o público. A única pessoa com quem ele falou foi ela", contou Henrique, emocionado.

Cumprindo o papel de um verdadeiro príncipe, William fez questão de pedir desculpas à menina por tê-la feito esperar tanto tempo. Em entrevista ao DIA, Giovanna descreveu o momento como "incrível".

"Ele foi tão legal comigo, pediu perdão por não ter parado antes", disse. A conversa foi traduzida pelo apresentador Luciano Huck, que participava do evento.


Essa não foi a primeira vez que pai e filha se aventuraram para divulgar o talento da adolescente. Segundo Henrique, outros desenhos realistas de Giovanna já foram entregues a artistas brasileiros como Ana Castela, Maiara e Maraisa, Ferrugem, João Gomes, Zezé Motta, Thiago Martins, Delacruz, Mari Fernandez, Simone Mendes, Gabriel o Pensador, o jogador Cafu e Alexandre Pires.
Príncipe recebeu bandeira da Beija-Flor pelas mãos de Selminha Sorriso 
A Beija-Flor de Nilópolis foi a responsável por recepcionar o príncipe na abertura do Prêmio EarthShot Prize.  O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, a bateria, passistas e baianas participaram do momento. Encantado com a receptação calorosa, William beijou a bandeira da azul e branca da Baixada Fluminense. Veja o momento do encontro:
Em 1983, outro momento com a realeza britânica entrou para a história da agremiação, e do carnaval carioca. Durante a visita oficial ao Brasil, o então príncipe Charles, hoje rei Charles III, se rendeu ao carisma e à elegância da baluarte Pinah, uma das figuras mais emblemáticas da escola azul e branca. O encontro ficou conhecido como "a Cinderela negra que ao príncipe encantou..."