Cartaz do Disque Denúncia por informações sobre Gabrielle Cristine Pinheiro Rosário, de 22 anosReprodução

Rio - Gabrielle Cristine Pinheiro Rosário, de 22 anos, apontada como mandante do assassinato de Laís de Oliveira Gomes Pereira, executada com um tiro na nuca, na frente do filho de 1 ano e 8 meses, em Sepetiba, na Zona Oeste, apresenta traços de psicopatia. A afirmação é do delegado Robinson Gomes, da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Gabrielle é considerada foragida.
Especialistas apontam que um psicopata tem como principais características o egocentrismo, sem se importar com o mal que pode causar a outras pessoas, além de impulsividade e ausência de remorso e empatia. Gabrielle, de acordo com as investigações, pagou R$ 20 mil para que Davi de Souza, auxiliado por Erick Santos, matasse Laís, já que nutria uma obsessão pela filha de 4 anos da vítima, fruto da relação com com seu atual companheiro, e desejava a guarda definitiva da garota.
“Ela tem um perfil de psicopata. Não altera o comportamento, apesar de todas as pressões legais que a gente já realizou”, observou o delegado, nesta quarta-feira (12).
Os agentes da DHC já fizeram buscas por Gabrielle em ao menos dois endereços ligados a ela: em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Campo Grande, na Zona Oeste. Entretanto, a acusada, que já teria inclusive mudado de visual a fim de dificultar a localização, já garantiu que não pretende se entregar.
"Os advogados dela entraram em contato com meus policiais e informaram que a Gabrielle não tem a intenção de se entregar no momento. Ela não forneceu nem para familiares a localização", disse o delegado Gomes, lembrando que, em princípio, o atual companheiro de Gabrielle, ex de Laís e pai da menina de 4 anos, não possui ligação com o homicídio.
Apesar da resistência da procurada, o responsável pelas investigações acredita que ela possa ser localizada em breve, muito devido à ampla cobertura jornalística sobre o caso: "A gente conta com a imprensa. O Davi e o Erick foram presos pela divulgação da imprensa, que colaborou muito".
O delegado ainda teme pela vida da própria Gabrielle, já que o caso causou enorme comoção popular. Nas redes sociais, circulam vídeos com pessoas em busca da acusada: "A pressão está ficando muito grande, então acredito que ela vá se entregar. Até para a sua própria segurança. Ela pode ser linchada, que é o que a gente não quer".
O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou um cartaz pedindo informações sobre a localização de Gabrielle, contra quem há um mandado de prisão temporária, expedido pelo plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), pelo crime de homicídio qualificado. Ela já é considerada foragida.
Os outros envolvidos
Davi de Souza, responsável pelo disparo, se entregou à polícia nesta segunda (10). Segundo o delegado, ele pediu ajuda da mãe, que ligou para o Disque Denúncia e marcou um encontro. "Ela fez contato com o Disque Denúncia dizendo que o filho estava querendo se entregar. A vontade plena foi do Davi, que depois fez contato comigo, e marcamos um local para ele se entregar", disse Robinson.
Já Erick Santos Maria, que pilotava a moto usada no momento do crime, já havia se entregado na sexta (7). As investigações analisaram imagens de uma câmera de monitoramento da região, que flagrou o momento em que os suspeitos circulavam nas proximidades, antes do crime. A DHC concluiu que o motorista deu auxílio ao responsável pelos disparos, que estava na garupa.
*Colaborou Reginaldo Pimenta