Unimed Brasil assume responsabilidade por pacientes da Unimed FerjDivulgação

Rio - A Unimed do Brasil passou a assumir integralmente, a partir desta quinta-feira (20), a responsabilidade pela assistência a todos os beneficiários da Unimed Ferj. A proposta havia sido apresentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em outubro e foi aceita pelas partes envolvidas.
Para viabilizar o acordo, ficou estabelecido que a Unimed Ferj repassará à Unimed do Brasil 93% do valor total arrecadado com o pagamento das mensalidades. Esse repasse será referente ao período de 1º de dezembro de 2025 a 30 de setembro de 2026. A partir de 1º de outubro do ano que vem, o percentual passará a ser de 90% do total arrecadado com as mensalidades.

De acordo com a ANS, a Unimed Ferj permanecerá com 7% no primeiro período e 10% a partir de outubro de 2026. Esses valores deverão ser utilizados pela operadora para honrar dívidas anteriormente assumidas. A Unimed do Brasil também assumirá o pagamento aos prestadores de serviços de saúde (médicos, clínicas, laboratórios e hospitais) pelos procedimentos realizados a partir de 20 de novembro de 2026.

No Instrumento Particular de Compartilhamento de Riscos firmado entre as duas operadoras, a Unimed do Brasil se compromete a:

- Manter a rede prestadora da Unimed Ferj por, no mínimo, um ano;
- Aplicar os reajustes das mensalidades conforme previsto nos contratos firmados entre a Unimed Ferj e seus beneficiários.

A ANS informa ainda que os beneficiários deverão continuar utilizando a carteirinha atual da Unimed Ferj até que a Unimed do Brasil decida pela emissão de um novo documento.

"A Unimed Ferj seguirá em regime especial de Direção Técnica, com acompanhamento presencial de um representante nomeado pela ANS. A Agência também monitorará a assistência prestada pela Unimed do Brasil aos beneficiários para avaliar a necessidade de novas medidas que garantam o atendimento contratado pelos consumidores", informou o órgão fiscalizador.
O que diz a Unimed do Brasil
Em nota, a Unimed do Brasil disse que será responsável pela assistência aos beneficiários residentes nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. "A Unimed do Brasil fará contato direto para dar continuidade às negociações com os parceiros Unimed na rede prestadora, sempre com transparência e foco na manutenção da qualidade assistencial. Reforçamos que os clientes continuarão utilizando a carteirinha da Unimed Ferj e, portanto, é com este documento que continuarão tendo acesso ao serviço de saúde. A rede assistencial permanece inalterada", informou a rede.
Relembre o caso 
Há quase três meses, pacientes oncológicos da Unimed Ferj relatam dificuldades no atendimento. Em agosto, diversos usuários que já eram atendidos pela Oncoclínicas e outras unidades foram transferidos para o recém-inaugurado Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, Zona Sul, por causa do descredenciamento da operadora. No entanto, houve queixas sobre a falta de profissionais, medicamentos e problemas na estrutura do espaço. O estabelecimento chegou a ser autuado pelo Procon e alvo de uma ação da Justiça.
Na ocasião, a Unimed Ferj alegou que não houve descredenciamento e que a Oncoclínicas permanecia como parte integrante da rede credenciada. Entretanto, em reunião com a ANS, os representantes da empresa afirmaram que receberam da operadora um comunicado informando que todos os pacientes em tratamento oncológico seriam transferidos para o Espaço Cuidar Bem, com o descredenciamento da rede, ao contrário do que a operadora havia informado ao órgão anteriormente.