Philip Haegler colidiu com um prédio de 11 andares durante queda Reprodução

Rio - Um vídeo registrou o acidente fatal do bicampeão brasileiro de asa-delta Philip Haegler no início da tarde da última quarta-feira (20). Nas imagens, é possível ver uma asa-delta passando muito próxima ao parapente pilotado por Phil. Ele tenta desviar, mas perde o controle do equipamento, atinge um prédio de 11 andares e cai até o hall do edifício. Ele chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Veja o vídeo do momento do acidente:

Phil havia saltado da rampa da Pedra Bonita, prática diária em sua rotina. As imagens foram divulgadas pelo perfil Voando Alto, página dedicada a vídeos de voos livres no Rio de Janeiro. A 15ª DP (Gávea) apura as circunstâncias do acidente e já começou a ouvir testemunhas. A perícia preliminar indicou que não havia qualquer anormalidade no equipamento utilizado pelo atleta. Na ocasião, a delegada Daniela Terra, titular da 15ª DP, reforçou que não há indícios de crime.

"Trata-se, em princípio, de um acidente, uma fatalidade. O registro foi feito, assim como a perícia no local. O equipamento que ele estava usando, a princípio, também não apresentava qualquer anormalidade", afirmou a delegada responsável pelo caso.

Considerado uma referência no esporte, a morte dele foi lamentada por toda a comunidade do voo livre. O Clube São Conrado de Voo Livre decretou três dias de luto e cancelou todos os voos previstos. Ex-presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), o atleta era visto como um ícone da modalidade.
Haegler foi cremado no início da tarde de sábado (22), dia no qual completaria 60 anos. A cerimônia lotou o Crematório São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio, com dezenas de familiares e amigos do esportista.