Estátua de Noel Rosa na quadra da Unidos de Vila Isabel. Local vai receber festa literáriaReginaldo Pimenta / Arquivo O Dia
Unidos de Vila Isabel promove festa literária nesta sexta-feira
Terceira edição da FliVila homenageia Heitor dos Prazeres, tema do enredo da agremiação
A Unidos de Vila Isabel vai promover, nesta sexta-feira (28), das 9h às 21h30, a terceira edição de sua festa literária. Com entrada gratuita, a FliVila, que receberá mais de 1.500 alunos da rede municipal e suas famílias, oferecerá uma extensa programação de atividades culturais.
O evento terá como pano de fundo o enredo da agremiação para o Carnaval 2026, “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, uma homenagem ao compositor e pintor Heitor dos Prazeres. A proposta é celebrar as conexões entre as raízes africanas, a musicalidade, as artes e o samba.
“O enredo de Heitor dialoga diretamente com a própria história da Vila Isabel. Ele era um grande intelectual que construía conhecimento por meio da pintura, da música e de sua vivência nos terreiros do Rio, e isso inspira a forma como queremos comunicar o enredo à comunidade", destaca Vinícius Natal, pesquisador da Unidos de Vila Isabel.
A festa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A FliVila é sempre um grande sucesso. Nela reunimos amantes da literatura e da cultura em torno de um objetivo comum: a imersão das nossas crianças em uma festa literária que incentiva o conhecimento, democratiza os livros e valoriza todas as práticas leitoras”, afirma o secretário Renan Ferreirinha.
Ao fim das atividades, cada aluno levará para casa um livro adequado à sua faixa etária.
A quadra da agremiação fica no Boulevard 28 de Setembro, 382, em Vila Isabel.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.