Câmera de segurança flagra morador sendo assalto na porta de casa em São GonçaloReprodução/Redes sociais

Rio - Uma série de roubos e assaltos foram registrados em São Gonçalo, na Região Metropolitana, em um curto intervalo de 24 horas. Os momentos de terror para moradores começaram no fim da tarde de domingo (23) e se intensificaram durante a madrugada e a manhã desta segunda-feira (24). A onda de crimes aconteceu um dia antes do início da Operação Barricada Zero. Entre os bairros incluídos neste primeiro dia estava Jardim Catarina, área sob domínio do Comando Vermelho (CV).
Conforme apurado pelo DIA, a Polícia Civil investiga se a série de roubos tem relação com uma possível retaliação à operação de remoção de barricadas no município. "Não se pode afirmar, mas é uma possibilidade", disse o delegado Marcelo Maia, titular da 74ª DP (Alcântara).

O episódio que abriu a sequência de ataques aconteceu contra um policial militar de folga. Ele sofreu um assalto na Rua Marechal Floriano Peixoto, na divisa entre Covanca e Neves, por volta das 17h30 do domingo. Na ação, o agente, que não teve o nome divulgado, teve a moto levada. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que dois criminosos armados abordam o PM, que se rende. Veja o vídeo:
Por volta das 20h, policiais rodoviários federais interromperam uma tentativa de arrastão e trocaram tiros com criminosos na BR-101, na altura do Jardim Catarina. Motoristas que circulavam pela via, sentido Rio de Janeiro, entraram na contramão em meio ao pânico. Não houve registro de feridos nem de presos.

Pouco mais de duas horas depois, às 22h30, um morador de Neves teve o carro levado por criminosos em frente à própria casa. Câmeras de segurança registraram quatro homens em duas motos abordando a vítima e exigindo a chave do veículo estacionado na rua.

Já na madrugada de segunda-feira (24), por volta das 2h, policiais do 7º BPM (São Gonçalo) desconfiaram de um Tiggo 7, cor branco, e ordenaram a parada do veículo na Avenida do Contorno, no Jóquei. Os ocupantes ignoraram a ordem e atiraram contra a equipe. Houve intensa troca de tiros. Três envolvidos acabaram baleados e levados ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat). Dentro do carro, os agentes apreenderam uma submetralhadora HK G36, uma pistola, um carregador e 14 munições. A ocorrência seguiu para a 74ª DP (Alcântara).

Na manhã desta segunda-feira (24), outro crime foi registrado, desta vez envolvendo o roubo de carga de um caminhão no Engenho Pequeno. O motorista e o ajudante acabaram rendidos e obrigados a descarregar a carga de cerveja. Ambos foram liberados logo depois, sem ferimentos. O caso está em investigação da 73ª DP (Neves).

90 toneladas de barricadas retiradas em São Gonçalo

No primeiro dia da operação, a PM removeu mais de 200 toneladas de barricadas em comunidades do estado. Em São Gonçalo, o total chegou a 92 toneladas de estruturas utilizadas pelo tráfico no Jardim Catarina. Durante a ação, policiais do batalhão local também localizaram mais de 180 pés de maconha cultivados em estufa dentro de uma casa na Rua Turmalina, no Jardim Catarina. O caso foi registrado na 74ª DP.